Educação do campo, escolas, ruralidades e o projeto do PNE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/310 |
Resumo: | Este artigo problematiza educação do campo, os aspectos da realidade das escolaspúblicas e as metas previstas no projeto do Plano Nacional de Educação (2011-2020).O trabalho, fruto de análise documental e bibliográfica, toma por referência a educaçãodo campo como derivada da experiência coletiva dos movimentos sociais detrabalhadores. Em meio ao debate da educação nacional é necessário reconhecer queo Brasil possui identidades e ruralidades que são determinadas por projetos políticosdiferenciados. A tensão entre latifúndio e terra como meio de vida e de trabalho épermanente na história brasileira. A partir do final da década de 1990, simpósios,seminários e conferências demonstraram o caráter público e coletivo da educaçãodo campo, em oposição ao caráter tecnicista e urbano que historicamente marcou aeducação rural no Brasil. Constata-se que a conjuntura política nacional foi favorávelà efetivação das demandas feitas pelos trabalhadores do campo, embora com muitoslimites e controles fiscais e jurídicos. O Projeto do Plano Nacional de Educação inserea educação do campo como uma ampla frente de necessidades a serem enfrentadas e realidades a serem reconhecidas. |
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Educação do campo, escolas, ruralidades e o projeto do PNEEste artigo problematiza educação do campo, os aspectos da realidade das escolaspúblicas e as metas previstas no projeto do Plano Nacional de Educação (2011-2020).O trabalho, fruto de análise documental e bibliográfica, toma por referência a educaçãodo campo como derivada da experiência coletiva dos movimentos sociais detrabalhadores. Em meio ao debate da educação nacional é necessário reconhecer queo Brasil possui identidades e ruralidades que são determinadas por projetos políticosdiferenciados. A tensão entre latifúndio e terra como meio de vida e de trabalho épermanente na história brasileira. A partir do final da década de 1990, simpósios,seminários e conferências demonstraram o caráter público e coletivo da educaçãodo campo, em oposição ao caráter tecnicista e urbano que historicamente marcou aeducação rural no Brasil. Constata-se que a conjuntura política nacional foi favorávelà efetivação das demandas feitas pelos trabalhadores do campo, embora com muitoslimites e controles fiscais e jurídicos. O Projeto do Plano Nacional de Educação inserea educação do campo como uma ampla frente de necessidades a serem enfrentadas e realidades a serem reconhecidas.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/31010.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/310/260Souza, Maria AntoniaMarcoccia, Patrícia Correia de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:20:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/310Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:20:49Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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