Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Katya Lacerda, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583
Resumo: Orientador: Pedro Ganzeli
id UNICAMP-30_149b8d6ec6c48b80c927ff18d8f7e7b4
oai_identifier_str oai::1372037
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024Progetti sociali nei Piani Nazionale di Educazione : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024Plano Nacional de Educação (Brasil)Planejamento educacional - BrasilPolítica e educaçãoGestão educacionalEducational PoliticsBrazil Educational PlanNational Edicational PlanEducational managementOrientador: Pedro GanzeliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A questão-problema desta investigação consistiu em responder a presente indagação: quais projetos societários prevaleceram no Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2011 e no PNE 2014-2024? Nesse sentido, o objetivo versou por caracterizar os projetos societários que prevaleceram no PNE 2001-2011 e 2014-2024. Especificamente, temos o intento de: (i) discutir as relações existentes entre o contexto sociopolítico-econômico e o planejamento educacional a partir do processo de constituição histórica da ideia de Plano Nacional de Educação no Brasil; (ii) situar orientações acerca do planejamento educacional e sua inter-relação com a administração pública, notadamente com a educação; e (iii) identificar comparativamente os projetos societários que prevaleceram a partir do estudo do PNE 2001-2011 e do PNE 2014-2024. A pesquisa fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, em uma abordagem teórico-metodológica de caráter interdisciplinar e se ancora em levantamento bibliográfico e pesquisa documental, com a utilização da análise de conteúdo para a análise dos dados. O resultado considera o PNE 2001-2011 e o PNE 2014-2024 como expressão da tensão existente entre projetos institucionais e societários distintos. Consoante à análise realizada, foi possível depreender que existe entre o PNE 2001-2011 e o PNE 2014-2024 uma inversão, no que diz respeito à prevalência nesses ordenamentos vinculantes, da perspectiva democrática e da abordagem neoliberal, bem como se sobressaltou a lógica da racionalidade financeira, como um dos eixos de continuidade no âmbito do PNE 2001-2011 e do PNE 2014-2024Abstract: This study aims to address the question regarding the predominant societal projects within the National Education Plans (NEPs) of 2001-2011 and 2014-2024. The main objective is to characterize the primary societal projects of these two NEPs. The study focuses on three specific areas: (i) examining the relationship between the socioeconomic and political context and educational strategies, tracing the historical development of the NEP concept in Brazil; (ii) analyzing the direction of the NEPs and their connection to public administration, particularly in the field of education; and (iii) conducting a comparative analysis to identify the prevailing societal projects in both NEPs. The research utilized a multidisciplinary theoretical-methodological approach based on historical-dialectical materialism, by means of content analysis for data analysis. It involved bibliographic search, document research, and content analysis for the data analysis. The findings revealed that the two NEPs reflected the tensions between different institutional and societal projects. Based on the results of our analysis, we can observe a shift between the 2001-2011 and the 2014-2024 NER, with an inversion of the prevalence, from a predominantly new-liberal to a more democratic conception. In the meantime, the aim at financial concerns appeared to be a trade union between the two NEPsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Ganzeli, Pedro, 1960-Machado, CristianeDourado, Luiz FernandesVenco, Selma BorghiCarvalho, Roberto Francisco deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Katya Lacerda, 1985-20232023-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583FERNANDES, Katya Lacerda. Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação: PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024. 2023. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372037porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T10:20:19Zoai::1372037Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-29T10:20:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
Progetti sociali nei Piani Nazionale di Educazione : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
title Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
spellingShingle Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
Fernandes, Katya Lacerda, 1985-
Plano Nacional de Educação (Brasil)
Planejamento educacional - Brasil
Política e educação
Gestão educacional
Educational Politics
Brazil Educational Plan
National Edicational Plan
Educational management
title_short Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
title_full Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
title_fullStr Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
title_full_unstemmed Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
title_sort Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação : PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024
author Fernandes, Katya Lacerda, 1985-
author_facet Fernandes, Katya Lacerda, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ganzeli, Pedro, 1960-
Machado, Cristiane
Dourado, Luiz Fernandes
Venco, Selma Borghi
Carvalho, Roberto Francisco de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Katya Lacerda, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Nacional de Educação (Brasil)
Planejamento educacional - Brasil
Política e educação
Gestão educacional
Educational Politics
Brazil Educational Plan
National Edicational Plan
Educational management
topic Plano Nacional de Educação (Brasil)
Planejamento educacional - Brasil
Política e educação
Gestão educacional
Educational Politics
Brazil Educational Plan
National Edicational Plan
Educational management
description Orientador: Pedro Ganzeli
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-09-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583
FERNANDES, Katya Lacerda. Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação: PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024. 2023. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583
identifier_str_mv FERNANDES, Katya Lacerda. Projetos societários nos Planos Nacionais de Educação: PNE 2001-2011 e PNE 2014-2024. 2023. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14583. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138582745579520