A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13922 |
Resumo: | Esse artigo parte da inquietação de uma pedagoga ao perceber as dificuldades de implementação do currículo integrado nos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, uma vez que a integração justifica, em grande medida, a razão de existência desses cursos, para a formação integral dos sujeitos que precisam ingressar no mundo do trabalho mais cedo, sem que isso aconteça como uma justaposição do currículo da Educação Básica com a formação profissional. Ao constatar essa dificuldade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Jequié, Estado da Bahia, esse artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, buscou delinear caminhos que possam favorecer tal construção. Mais que trazer conceitos que são caros à especificidade da proposta da Educação Profissional, em seu comprometimento com a população menos privilegiada, esse estudo traz conceitos do campo para mostrar a necessidade de uma pedagogia do trabalho na construção do currículo integrado, considerando sua importância, tanto no aspecto social como político, quando se tem, com a reforma do Ensino Médio, a formação profissional como um itinerário formativo da Educação Básica, que, sendo tratado de forma aligeirada, desconstrói a concepção de integração defendida pelos Institutos. |
id |
UNEB-5_241c3381dc3c4d1fbd2d2438429d9f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/13922 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integradacurrículo integrado.Educação profissionalformação docenteEsse artigo parte da inquietação de uma pedagoga ao perceber as dificuldades de implementação do currículo integrado nos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, uma vez que a integração justifica, em grande medida, a razão de existência desses cursos, para a formação integral dos sujeitos que precisam ingressar no mundo do trabalho mais cedo, sem que isso aconteça como uma justaposição do currículo da Educação Básica com a formação profissional. Ao constatar essa dificuldade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Jequié, Estado da Bahia, esse artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, buscou delinear caminhos que possam favorecer tal construção. Mais que trazer conceitos que são caros à especificidade da proposta da Educação Profissional, em seu comprometimento com a população menos privilegiada, esse estudo traz conceitos do campo para mostrar a necessidade de uma pedagogia do trabalho na construção do currículo integrado, considerando sua importância, tanto no aspecto social como político, quando se tem, com a reforma do Ensino Médio, a formação profissional como um itinerário formativo da Educação Básica, que, sendo tratado de forma aligeirada, desconstrói a concepção de integração defendida pelos Institutos.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1392210.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13922Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-162177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13922/9869Copyright (c) 2022 Verena Santos Andrade Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Andrade Ferreira, Verena 2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/13922Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada |
title |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada |
spellingShingle |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada Santos Andrade Ferreira, Verena currículo integrado. Educação profissional formação docente |
title_short |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada |
title_full |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada |
title_fullStr |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada |
title_sort |
A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada |
author |
Santos Andrade Ferreira, Verena |
author_facet |
Santos Andrade Ferreira, Verena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Andrade Ferreira, Verena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo integrado. Educação profissional formação docente |
topic |
currículo integrado. Educação profissional formação docente |
description |
Esse artigo parte da inquietação de uma pedagoga ao perceber as dificuldades de implementação do currículo integrado nos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, uma vez que a integração justifica, em grande medida, a razão de existência desses cursos, para a formação integral dos sujeitos que precisam ingressar no mundo do trabalho mais cedo, sem que isso aconteça como uma justaposição do currículo da Educação Básica com a formação profissional. Ao constatar essa dificuldade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Jequié, Estado da Bahia, esse artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, buscou delinear caminhos que possam favorecer tal construção. Mais que trazer conceitos que são caros à especificidade da proposta da Educação Profissional, em seu comprometimento com a população menos privilegiada, esse estudo traz conceitos do campo para mostrar a necessidade de uma pedagogia do trabalho na construção do currículo integrado, considerando sua importância, tanto no aspecto social como político, quando se tem, com a reforma do Ensino Médio, a formação profissional como um itinerário formativo da Educação Básica, que, sendo tratado de forma aligeirada, desconstrói a concepção de integração defendida pelos Institutos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13922 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13922 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13922 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13922/9869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Verena Santos Andrade Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Verena Santos Andrade Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-16 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v7.n reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118288805888 |