As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13939 |
Resumo: | Este estudo problematiza as relações de gênero no campo da área técnica da Agropecuária, com o objetivo de tensionar como docentes do Curso Técnico em Agropecuária de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região Sul do Brasil compreendem as relações de gênero que se estabelecem durante o processo de ensino. O processo metodológico perpassou a realização de Grupos de Discussão, proposto por Weller (2005, 2006, 2021) e o Método Documentário, proposto por Mannheim (1964). Para a produção de dados foram organizados três Grupos de Discussão, focando a problemática central em como ensinar jovens no curso técnico em agropecuária e levando em consideração a formação técnica de quem ensina no curso. Participaram do estudo 12 docentes com formação inicial na área técnica e que atuam no Curso Técnico em Agropecuária. Os resultados apontam que a educação se apresenta de forma sexista no modo como o ensino técnico é encarado no curso pesquisado nesta instituição e ainda se faz presente a visão naturalizada dos gêneros, em que as meninas/mulheres são descritas como atenciosas, organizadas e concentradas, numa relação oposta à compreensão de que os meninos/homens são fortes e determinados. |
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