As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpes Camargo, Edson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13939
Resumo: Este estudo problematiza as relações de gênero no campo da área técnica da Agropecuária, com o objetivo de tensionar como docentes do Curso Técnico em Agropecuária de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região Sul do Brasil compreendem as relações de gênero que se estabelecem durante o processo de ensino. O processo metodológico perpassou a realização de Grupos de Discussão, proposto por Weller (2005, 2006, 2021) e o Método Documentário, proposto por Mannheim (1964). Para a produção de dados foram organizados três Grupos de Discussão, focando a problemática central em como ensinar jovens no curso técnico em agropecuária e levando em consideração a formação técnica de quem ensina no curso. Participaram do estudo 12 docentes com formação inicial na área técnica e que atuam no Curso Técnico em Agropecuária. Os resultados apontam que a educação se apresenta de forma sexista no modo como o ensino técnico é encarado no curso pesquisado nesta instituição e ainda se faz presente a visão naturalizada dos gêneros, em que as meninas/mulheres são descritas como atenciosas, organizadas e concentradas, numa relação oposta à compreensão de que os meninos/homens são fortes e determinados.
id UNEB-5_db018e2a19d5c7b8d6ccdafedf3b9b55
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/13939
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissionalGêneroMulheresEducação SexistaEnsino TécnicoInstituto FederalEste estudo problematiza as relações de gênero no campo da área técnica da Agropecuária, com o objetivo de tensionar como docentes do Curso Técnico em Agropecuária de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região Sul do Brasil compreendem as relações de gênero que se estabelecem durante o processo de ensino. O processo metodológico perpassou a realização de Grupos de Discussão, proposto por Weller (2005, 2006, 2021) e o Método Documentário, proposto por Mannheim (1964). Para a produção de dados foram organizados três Grupos de Discussão, focando a problemática central em como ensinar jovens no curso técnico em agropecuária e levando em consideração a formação técnica de quem ensina no curso. Participaram do estudo 12 docentes com formação inicial na área técnica e que atuam no Curso Técnico em Agropecuária. Os resultados apontam que a educação se apresenta de forma sexista no modo como o ensino técnico é encarado no curso pesquisado nesta instituição e ainda se faz presente a visão naturalizada dos gêneros, em que as meninas/mulheres são descritas como atenciosas, organizadas e concentradas, numa relação oposta à compreensão de que os meninos/homens são fortes e determinados.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1393910.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13939Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-142177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13939/9705Copyright (c) 2022 Edson Carpes Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarpes Camargo, Edson2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/13939Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
title As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
spellingShingle As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
Carpes Camargo, Edson
Gênero
Mulheres
Educação Sexista
Ensino Técnico
Instituto Federal
title_short As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
title_full As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
title_fullStr As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
title_full_unstemmed As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
title_sort As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional
author Carpes Camargo, Edson
author_facet Carpes Camargo, Edson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carpes Camargo, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mulheres
Educação Sexista
Ensino Técnico
Instituto Federal
topic Gênero
Mulheres
Educação Sexista
Ensino Técnico
Instituto Federal
description Este estudo problematiza as relações de gênero no campo da área técnica da Agropecuária, com o objetivo de tensionar como docentes do Curso Técnico em Agropecuária de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região Sul do Brasil compreendem as relações de gênero que se estabelecem durante o processo de ensino. O processo metodológico perpassou a realização de Grupos de Discussão, proposto por Weller (2005, 2006, 2021) e o Método Documentário, proposto por Mannheim (1964). Para a produção de dados foram organizados três Grupos de Discussão, focando a problemática central em como ensinar jovens no curso técnico em agropecuária e levando em consideração a formação técnica de quem ensina no curso. Participaram do estudo 12 docentes com formação inicial na área técnica e que atuam no Curso Técnico em Agropecuária. Os resultados apontam que a educação se apresenta de forma sexista no modo como o ensino técnico é encarado no curso pesquisado nesta instituição e ainda se faz presente a visão naturalizada dos gêneros, em que as meninas/mulheres são descritas como atenciosas, organizadas e concentradas, numa relação oposta à compreensão de que os meninos/homens são fortes e determinados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13939
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13939
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13939
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13939/9705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Edson Carpes Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Edson Carpes Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-14
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v7.n
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118290903040