Educação física: inclusão ou exclusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kele Aparecida de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, João Batista Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9415
Resumo: Este artigo aborda a Educação Física Inclusiva, tendo como objetivo compreender se há inclusão do deficiente visual nas aulas de Educação Física. O processo investigativo se deu pelo Estudo de Caso, tendo como sujeitos participativos uma aluna com deficiência visual, o professor de Educação Física e a mãe da aluna, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os teóricos abordados foram Romeu Kazumi Sassaki, Katia Regina Moreno Caiado, João Batista Freire e Lino Castelhani Filho. A análise de dados nos revela que há exclusão no próprio sistema educacional, não havendo materiais pedagógicos e estrutura adequada para os profissionais da educação. Palavras-chave: educação; inclusão; educação física; estudo de caso.
id UNEMAT-1_00bee0a7247069547c30402943b6b9d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9415
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Educação física: inclusão ou exclusão?Este artigo aborda a Educação Física Inclusiva, tendo como objetivo compreender se há inclusão do deficiente visual nas aulas de Educação Física. O processo investigativo se deu pelo Estudo de Caso, tendo como sujeitos participativos uma aluna com deficiência visual, o professor de Educação Física e a mãe da aluna, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os teóricos abordados foram Romeu Kazumi Sassaki, Katia Regina Moreno Caiado, João Batista Freire e Lino Castelhani Filho. A análise de dados nos revela que há exclusão no próprio sistema educacional, não havendo materiais pedagógicos e estrutura adequada para os profissionais da educação. Palavras-chave: educação; inclusão; educação física; estudo de caso.Unemat Editora2014-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/941510.30681/reps.v4i2.9415Eventos Pedagógicos; v. 4 n. 2 (2013): As perspectivas do processo educacional na formação humana; 146-1542236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9415/5461Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Kele Aparecida deSilva, João Batista Lopes da2022-12-27T20:31:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9415Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:31:56Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física: inclusão ou exclusão?
title Educação física: inclusão ou exclusão?
spellingShingle Educação física: inclusão ou exclusão?
Souza, Kele Aparecida de
title_short Educação física: inclusão ou exclusão?
title_full Educação física: inclusão ou exclusão?
title_fullStr Educação física: inclusão ou exclusão?
title_full_unstemmed Educação física: inclusão ou exclusão?
title_sort Educação física: inclusão ou exclusão?
author Souza, Kele Aparecida de
author_facet Souza, Kele Aparecida de
Silva, João Batista Lopes da
author_role author
author2 Silva, João Batista Lopes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kele Aparecida de
Silva, João Batista Lopes da
description Este artigo aborda a Educação Física Inclusiva, tendo como objetivo compreender se há inclusão do deficiente visual nas aulas de Educação Física. O processo investigativo se deu pelo Estudo de Caso, tendo como sujeitos participativos uma aluna com deficiência visual, o professor de Educação Física e a mãe da aluna, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os teóricos abordados foram Romeu Kazumi Sassaki, Katia Regina Moreno Caiado, João Batista Freire e Lino Castelhani Filho. A análise de dados nos revela que há exclusão no próprio sistema educacional, não havendo materiais pedagógicos e estrutura adequada para os profissionais da educação. Palavras-chave: educação; inclusão; educação física; estudo de caso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9415
10.30681/reps.v4i2.9415
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9415
identifier_str_mv 10.30681/reps.v4i2.9415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9415/5461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 4 n. 2 (2013): As perspectivas do processo educacional na formação humana; 146-154
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924565430272