Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580 |
Resumo: | Este artigo surgiu do recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva que teve como objetivo analisar se a gamificação como metodologia ativa seria capaz de proporcionar uma escola mais inclusiva e influenciar a participação ativa de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Considerou-se o método da pesquisa participante tendo em vista a participação ativa e interação entre a pesquisadora e os sujeitos de pesquisa. Os resultados evidenciaram maior motivação, envolvimento e autonomia dos alunos para realizar as atividades propostas. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_f021ba373aa3c26576ba3d457ab9a10f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10580 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantesGamificação.Metodologia ativaEducação inclusivaEnsino fundamental.Este artigo surgiu do recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva que teve como objetivo analisar se a gamificação como metodologia ativa seria capaz de proporcionar uma escola mais inclusiva e influenciar a participação ativa de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Considerou-se o método da pesquisa participante tendo em vista a participação ativa e interação entre a pesquisadora e os sujeitos de pesquisa. Os resultados evidenciaram maior motivação, envolvimento e autonomia dos alunos para realizar as atividades propostas. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1058010.30681/reps.v14i2.10580Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 424-4422236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580/7735Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchons, Juliana Cristina SchmidtStraub, Sandra Luzia Wrobel2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10580Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes |
title |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes |
spellingShingle |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes Schons, Juliana Cristina Schmidt Gamificação. Metodologia ativa Educação inclusiva Ensino fundamental. |
title_short |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes |
title_full |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes |
title_fullStr |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes |
title_full_unstemmed |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes |
title_sort |
Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes |
author |
Schons, Juliana Cristina Schmidt |
author_facet |
Schons, Juliana Cristina Schmidt Straub, Sandra Luzia Wrobel |
author_role |
author |
author2 |
Straub, Sandra Luzia Wrobel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schons, Juliana Cristina Schmidt Straub, Sandra Luzia Wrobel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação. Metodologia ativa Educação inclusiva Ensino fundamental. |
topic |
Gamificação. Metodologia ativa Educação inclusiva Ensino fundamental. |
description |
Este artigo surgiu do recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva que teve como objetivo analisar se a gamificação como metodologia ativa seria capaz de proporcionar uma escola mais inclusiva e influenciar a participação ativa de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Considerou-se o método da pesquisa participante tendo em vista a participação ativa e interação entre a pesquisadora e os sujeitos de pesquisa. Os resultados evidenciaram maior motivação, envolvimento e autonomia dos alunos para realizar as atividades propostas. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580 10.30681/reps.v14i2.10580 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i2.10580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580/7735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 424-442 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927657680896 |