Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schons, Juliana Cristina Schmidt
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Straub, Sandra Luzia Wrobel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580
Resumo: Este artigo surgiu do recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva que teve como objetivo analisar se a gamificação como metodologia ativa seria capaz de proporcionar uma escola mais inclusiva e influenciar a participação ativa de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Considerou-se o método da pesquisa participante tendo em vista a participação ativa e interação entre a pesquisadora e os sujeitos de pesquisa. Os resultados evidenciaram maior motivação, envolvimento e autonomia dos alunos para realizar as atividades propostas. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
id UNEMAT-1_f021ba373aa3c26576ba3d457ab9a10f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10580
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantesGamificação.Metodologia ativaEducação inclusivaEnsino fundamental.Este artigo surgiu do recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva que teve como objetivo analisar se a gamificação como metodologia ativa seria capaz de proporcionar uma escola mais inclusiva e influenciar a participação ativa de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Considerou-se o método da pesquisa participante tendo em vista a participação ativa e interação entre a pesquisadora e os sujeitos de pesquisa. Os resultados evidenciaram maior motivação, envolvimento e autonomia dos alunos para realizar as atividades propostas. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1058010.30681/reps.v14i2.10580Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 424-4422236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580/7735Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchons, Juliana Cristina SchmidtStraub, Sandra Luzia Wrobel2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10580Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
title Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
spellingShingle Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
Schons, Juliana Cristina Schmidt
Gamificação.
Metodologia ativa
Educação inclusiva
Ensino fundamental.
title_short Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
title_full Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
title_fullStr Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
title_full_unstemmed Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
title_sort Gamificação no ensino fundamental:: metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes
author Schons, Juliana Cristina Schmidt
author_facet Schons, Juliana Cristina Schmidt
Straub, Sandra Luzia Wrobel
author_role author
author2 Straub, Sandra Luzia Wrobel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schons, Juliana Cristina Schmidt
Straub, Sandra Luzia Wrobel
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação.
Metodologia ativa
Educação inclusiva
Ensino fundamental.
topic Gamificação.
Metodologia ativa
Educação inclusiva
Ensino fundamental.
description Este artigo surgiu do recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva que teve como objetivo analisar se a gamificação como metodologia ativa seria capaz de proporcionar uma escola mais inclusiva e influenciar a participação ativa de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Considerou-se o método da pesquisa participante tendo em vista a participação ativa e interação entre a pesquisadora e os sujeitos de pesquisa. Os resultados evidenciaram maior motivação, envolvimento e autonomia dos alunos para realizar as atividades propostas. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580
10.30681/reps.v14i2.10580
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i2.10580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10580/7735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 424-442
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927657680896