REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878 |
Resumo: | O texto apresenta uma reflexão em torno das relações entre formação e experiência e coloca em debate a discussão sobre os saberes docentes, principalmente aqueles nomeados como saberes experienciais. Inicialmente situa historicamente a ideia de uma formação docente baseada em uma epistemologia da prática e, na sequência, apresenta uma análise crítica sobre as proposições de Tardif no que tange aos saberes experienciais. Em seguida, apresenta as contribuições de Dewey e Larrosa acerca dos sentidos e significados da experiência e aprofunda a discussão sobre a relação entre a formação e a experiência do sujeito. A partir disto, alerta sobre a necessidade de refletir sobre as taxonomias de saberes docentes e defende que a formação precisa ser compreendida como um processo experiencial, no qual o sujeito se forma e se transforma a partir dos sentidos e significados que atribui ao que vivencia. |
id |
UNEMAT-5_4ca94cbbde0c1a50fda355fcfcfba921 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3878 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAExperiênciaFormaçãoDocênciaFormação de professores.O texto apresenta uma reflexão em torno das relações entre formação e experiência e coloca em debate a discussão sobre os saberes docentes, principalmente aqueles nomeados como saberes experienciais. Inicialmente situa historicamente a ideia de uma formação docente baseada em uma epistemologia da prática e, na sequência, apresenta uma análise crítica sobre as proposições de Tardif no que tange aos saberes experienciais. Em seguida, apresenta as contribuições de Dewey e Larrosa acerca dos sentidos e significados da experiência e aprofunda a discussão sobre a relação entre a formação e a experiência do sujeito. A partir disto, alerta sobre a necessidade de refletir sobre as taxonomias de saberes docentes e defende que a formação precisa ser compreendida como um processo experiencial, no qual o sujeito se forma e se transforma a partir dos sentidos e significados que atribui ao que vivencia.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 69-892178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878/3073Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZen, Giovana CristinaCarvalho, Maria Inez da Silva de SouzaSá, Maria Roseli Gomes Brito de2021-07-05T09:34:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3878Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T09:34:10Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA |
title |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA Zen, Giovana Cristina Experiência Formação Docência Formação de professores. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA |
author |
Zen, Giovana Cristina |
author_facet |
Zen, Giovana Cristina Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zen, Giovana Cristina Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Formação Docência Formação de professores. |
topic |
Experiência Formação Docência Formação de professores. |
description |
O texto apresenta uma reflexão em torno das relações entre formação e experiência e coloca em debate a discussão sobre os saberes docentes, principalmente aqueles nomeados como saberes experienciais. Inicialmente situa historicamente a ideia de uma formação docente baseada em uma epistemologia da prática e, na sequência, apresenta uma análise crítica sobre as proposições de Tardif no que tange aos saberes experienciais. Em seguida, apresenta as contribuições de Dewey e Larrosa acerca dos sentidos e significados da experiência e aprofunda a discussão sobre a relação entre a formação e a experiência do sujeito. A partir disto, alerta sobre a necessidade de refletir sobre as taxonomias de saberes docentes e defende que a formação precisa ser compreendida como um processo experiencial, no qual o sujeito se forma e se transforma a partir dos sentidos e significados que atribui ao que vivencia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878/3073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 69-89 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459903004672 |