REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Giovana Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza, Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878
Resumo: O texto apresenta uma reflexão em torno das relações entre formação e experiência e coloca em debate a discussão sobre os saberes docentes, principalmente aqueles nomeados como saberes experienciais. Inicialmente situa historicamente a ideia de uma formação docente baseada em uma epistemologia da prática e, na sequência, apresenta uma análise crítica sobre as proposições de Tardif no que tange aos saberes experienciais. Em seguida, apresenta as contribuições de Dewey e Larrosa acerca dos sentidos e significados da experiência e aprofunda a discussão sobre a relação entre a formação e a experiência do sujeito. A partir disto, alerta sobre a necessidade de refletir sobre as taxonomias de saberes docentes e defende que a formação precisa ser compreendida como um processo experiencial, no qual o sujeito se forma e se transforma a partir dos sentidos e significados que atribui ao que vivencia.
id UNEMAT-5_4ca94cbbde0c1a50fda355fcfcfba921
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3878
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAExperiênciaFormaçãoDocênciaFormação de professores.O texto apresenta uma reflexão em torno das relações entre formação e experiência e coloca em debate a discussão sobre os saberes docentes, principalmente aqueles nomeados como saberes experienciais. Inicialmente situa historicamente a ideia de uma formação docente baseada em uma epistemologia da prática e, na sequência, apresenta uma análise crítica sobre as proposições de Tardif no que tange aos saberes experienciais. Em seguida, apresenta as contribuições de Dewey e Larrosa acerca dos sentidos e significados da experiência e aprofunda a discussão sobre a relação entre a formação e a experiência do sujeito. A partir disto, alerta sobre a necessidade de refletir sobre as taxonomias de saberes docentes e defende que a formação precisa ser compreendida como um processo experiencial, no qual o sujeito se forma e se transforma a partir dos sentidos e significados que atribui ao que vivencia.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 69-892178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878/3073Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZen, Giovana CristinaCarvalho, Maria Inez da Silva de SouzaSá, Maria Roseli Gomes Brito de2021-07-05T09:34:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3878Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T09:34:10Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
title REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
Zen, Giovana Cristina
Experiência
Formação
Docência
Formação de professores.
title_short REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
title_full REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
title_sort REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
author Zen, Giovana Cristina
author_facet Zen, Giovana Cristina
Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
author_role author
author2 Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zen, Giovana Cristina
Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Formação
Docência
Formação de professores.
topic Experiência
Formação
Docência
Formação de professores.
description O texto apresenta uma reflexão em torno das relações entre formação e experiência e coloca em debate a discussão sobre os saberes docentes, principalmente aqueles nomeados como saberes experienciais. Inicialmente situa historicamente a ideia de uma formação docente baseada em uma epistemologia da prática e, na sequência, apresenta uma análise crítica sobre as proposições de Tardif no que tange aos saberes experienciais. Em seguida, apresenta as contribuições de Dewey e Larrosa acerca dos sentidos e significados da experiência e aprofunda a discussão sobre a relação entre a formação e a experiência do sujeito. A partir disto, alerta sobre a necessidade de refletir sobre as taxonomias de saberes docentes e defende que a formação precisa ser compreendida como um processo experiencial, no qual o sujeito se forma e se transforma a partir dos sentidos e significados que atribui ao que vivencia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878/3073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 69-89
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459903004672