PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936 |
Resumo: | Este artigo descreve a pedagogia Waldorf, que utiliza procedimentos artísticos como metodologia de ensino ou de ação docente. O motivo de se voltar a atenção para esta pedagogia é compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade, que se apresenta enquanto caminho para aprimorar a sensibilidade do ser humano, e a contribuição da arte para o desenvolvimento de sua razão, intuição, emoção e sentimentos, compreendidos através da psicologia Junguiana. Isto pode ser observado a partir da produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar. Nestas atividades, embasadas pela a metodologia científica de Goethe e pela estética de Schiller, pode-se perceber o desenvolvimento dos alunos em outros conteúdos e como estes também influenciaram o trabalho artístico por eles elaborado. Dessa forma, conclui-se que a arte exerce influência decisiva no processo ensino-aprendizagem para formação humana. |
id |
UNEMAT-5_e14285324bd8cfb44a7b560b1ae33cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3936 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORFAntroposofiaArteeducação Waldorfrazão e sensibilidade.Este artigo descreve a pedagogia Waldorf, que utiliza procedimentos artísticos como metodologia de ensino ou de ação docente. O motivo de se voltar a atenção para esta pedagogia é compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade, que se apresenta enquanto caminho para aprimorar a sensibilidade do ser humano, e a contribuição da arte para o desenvolvimento de sua razão, intuição, emoção e sentimentos, compreendidos através da psicologia Junguiana. Isto pode ser observado a partir da produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar. Nestas atividades, embasadas pela a metodologia científica de Goethe e pela estética de Schiller, pode-se perceber o desenvolvimento dos alunos em outros conteúdos e como estes também influenciaram o trabalho artístico por eles elaborado. Dessa forma, conclui-se que a arte exerce influência decisiva no processo ensino-aprendizagem para formação humana.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 177-1982178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936/3129Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanelli, Rosely A.2019-10-10T21:51:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3936Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:51:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF |
title |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF |
spellingShingle |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF Romanelli, Rosely A. Antroposofia Arte educação Waldorf razão e sensibilidade. |
title_short |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF |
title_full |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF |
title_fullStr |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF |
title_full_unstemmed |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF |
title_sort |
PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS NO ENSINO WALDORF |
author |
Romanelli, Rosely A. |
author_facet |
Romanelli, Rosely A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romanelli, Rosely A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antroposofia Arte educação Waldorf razão e sensibilidade. |
topic |
Antroposofia Arte educação Waldorf razão e sensibilidade. |
description |
Este artigo descreve a pedagogia Waldorf, que utiliza procedimentos artísticos como metodologia de ensino ou de ação docente. O motivo de se voltar a atenção para esta pedagogia é compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade, que se apresenta enquanto caminho para aprimorar a sensibilidade do ser humano, e a contribuição da arte para o desenvolvimento de sua razão, intuição, emoção e sentimentos, compreendidos através da psicologia Junguiana. Isto pode ser observado a partir da produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar. Nestas atividades, embasadas pela a metodologia científica de Goethe e pela estética de Schiller, pode-se perceber o desenvolvimento dos alunos em outros conteúdos e como estes também influenciaram o trabalho artístico por eles elaborado. Dessa forma, conclui-se que a arte exerce influência decisiva no processo ensino-aprendizagem para formação humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3936/3129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 177-198 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460282589184 |