O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Manuela Geraldi da
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4940
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração Habilitação Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_2640d059cbd9dfc69eac3e9652cdfcdf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/4940
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Silva, Manuela Geraldi daPacheco, ValtencirUniversidade do Extremo Sul Catarinense2017-02-17T23:23:54Z2017-02-17T23:23:54Z2016-12http://repositorio.unesc.net/handle/1/4940Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração Habilitação Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O e-commerce, ou comércio eletrônico, define-se como todo o processo de compra e venda ou troca de produtos ou serviços realizados por meio da internet. Diante disso, o estudo objetivou analisar como o e-commerce poderia auxiliar no aumento da vantagem competitiva de uma empresa de pescados do litoral sul de Santa Catarina. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de fins exploratório e descritivo, e quanto aos meios de investigação foram usadas pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo ou levantamentos, e estudo de caso. A população foi delimitada a clientes e possíveis clientes da Peixaria Pinguim, caracterizados em 170 participantes. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e secundários e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários estruturados aplicados pessoalmente e via Google Docs com os clientes e entrevista em profundidade com o gestor da empresa. A análise dos dados foi quantitativa para os questionários e qualitativa para a entrevista com o gestor. Verificou-se que a maioria dos entrevistados utilizaria o e-commerce para a compra e entrega de frutos do mar, contanto que a qualidade do produto não seja afetada. O perfil dos consumidores vem de encontro a essa constatação, sendo que estes são relativamente jovens, entre 20 e 39 anos, com renda bruta acima de três salários mínimos, e com acesso a internet. Constatou-se que há a necessidade de investimento tanto financeiro, tecnológico como de capacitação de mão de obra para que o projeto se concretize.E-commerceComércio eletrônicoVantagem competitivaComportamento do consumidorMarketingO e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTMANUELA GERALDI DA SILVA.pdf.txtMANUELA GERALDI DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain165450http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/3/MANUELA%20GERALDI%20DA%20SILVA.pdf.txt61f9204e6d9407abda8b73d7f81da762MD53THUMBNAILMANUELA GERALDI DA SILVA.pdf.jpgMANUELA GERALDI DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/4/MANUELA%20GERALDI%20DA%20SILVA.pdf.jpg72bfa91af6276854bdac1dffed23f1b8MD54ORIGINALMANUELA GERALDI DA SILVA.pdfMANUELA GERALDI DA SILVA.pdfTCCapplication/pdf1978915http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/1/MANUELA%20GERALDI%20DA%20SILVA.pdf6f4e8fd96aef3845c73fe08675512f10MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/49402017-02-17 21:23:54.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
title O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
spellingShingle O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
Silva, Manuela Geraldi da
E-commerce
Comércio eletrônico
Vantagem competitiva
Comportamento do consumidor
Marketing
title_short O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
title_full O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
title_fullStr O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
title_full_unstemmed O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
title_sort O e-commerce como ferramenta de expansão de uma pequena empresa
author Silva, Manuela Geraldi da
author_facet Silva, Manuela Geraldi da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Manuela Geraldi da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Valtencir
contributor_str_mv Pacheco, Valtencir
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Comércio eletrônico
Vantagem competitiva
Comportamento do consumidor
Marketing
topic E-commerce
Comércio eletrônico
Vantagem competitiva
Comportamento do consumidor
Marketing
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração Habilitação Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O e-commerce, ou comércio eletrônico, define-se como todo o processo de compra e venda ou troca de produtos ou serviços realizados por meio da internet. Diante disso, o estudo objetivou analisar como o e-commerce poderia auxiliar no aumento da vantagem competitiva de uma empresa de pescados do litoral sul de Santa Catarina. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de fins exploratório e descritivo, e quanto aos meios de investigação foram usadas pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo ou levantamentos, e estudo de caso. A população foi delimitada a clientes e possíveis clientes da Peixaria Pinguim, caracterizados em 170 participantes. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e secundários e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários estruturados aplicados pessoalmente e via Google Docs com os clientes e entrevista em profundidade com o gestor da empresa. A análise dos dados foi quantitativa para os questionários e qualitativa para a entrevista com o gestor. Verificou-se que a maioria dos entrevistados utilizaria o e-commerce para a compra e entrega de frutos do mar, contanto que a qualidade do produto não seja afetada. O perfil dos consumidores vem de encontro a essa constatação, sendo que estes são relativamente jovens, entre 20 e 39 anos, com renda bruta acima de três salários mínimos, e com acesso a internet. Constatou-se que há a necessidade de investimento tanto financeiro, tecnológico como de capacitação de mão de obra para que o projeto se concretize.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração Habilitação Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2016
dc.date.created.fl_str_mv 2016-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-17T23:23:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-17T23:23:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/4940
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/4940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/3/MANUELA%20GERALDI%20DA%20SILVA.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/4/MANUELA%20GERALDI%20DA%20SILVA.pdf.jpg
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/1/MANUELA%20GERALDI%20DA%20SILVA.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4940/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 61f9204e6d9407abda8b73d7f81da762
72bfa91af6276854bdac1dffed23f1b8
6f4e8fd96aef3845c73fe08675512f10
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763309851901952