MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goedert, Lidiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arndt, Klalter Bez Fontana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051
Resumo: Esse artigo apresenta reflexões em torno do processo de mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em um momento histórico marcado por uma pandemia. As restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, dentre elas o isolamento social, têm levado instituições de ensino de todos os níveis, públicas e privadas, a adotarem metodologias de ensino visando a continuidade das aulas de modo não presencial. Para analisar esse contexto educacional pelo viés da mediação pedagógica, apresentamos o conceito de mediação pedagógica, com enfoque no papel mediador do professor e na mediatização de conteúdos e da comunicação por meio das tecnologias digitais. Esperamos que as reflexões em torno desse processo contribuam na análise de antigos e novos desafios educacionais da cultura digital em tempos de pandemia.
id UNESC-24_cd871615c63bdba6bfe2ac10b9ef3c8d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6051
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIAEsse artigo apresenta reflexões em torno do processo de mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em um momento histórico marcado por uma pandemia. As restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, dentre elas o isolamento social, têm levado instituições de ensino de todos os níveis, públicas e privadas, a adotarem metodologias de ensino visando a continuidade das aulas de modo não presencial. Para analisar esse contexto educacional pelo viés da mediação pedagógica, apresentamos o conceito de mediação pedagógica, com enfoque no papel mediador do professor e na mediatização de conteúdos e da comunicação por meio das tecnologias digitais. Esperamos que as reflexões em torno desse processo contribuam na análise de antigos e novos desafios educacionais da cultura digital em tempos de pandemia.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/605110.18616/ce.v9i2.6051Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 1212317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051/5402Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoedert, LidianeArndt, Klalter Bez Fontana2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6051Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.992339Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
spellingShingle MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Goedert, Lidiane
title_short MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_fullStr MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_sort MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
author Goedert, Lidiane
author_facet Goedert, Lidiane
Arndt, Klalter Bez Fontana
author_role author
author2 Arndt, Klalter Bez Fontana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goedert, Lidiane
Arndt, Klalter Bez Fontana
description Esse artigo apresenta reflexões em torno do processo de mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em um momento histórico marcado por uma pandemia. As restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, dentre elas o isolamento social, têm levado instituições de ensino de todos os níveis, públicas e privadas, a adotarem metodologias de ensino visando a continuidade das aulas de modo não presencial. Para analisar esse contexto educacional pelo viés da mediação pedagógica, apresentamos o conceito de mediação pedagógica, com enfoque no papel mediador do professor e na mediatização de conteúdos e da comunicação por meio das tecnologias digitais. Esperamos que as reflexões em torno desse processo contribuam na análise de antigos e novos desafios educacionais da cultura digital em tempos de pandemia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051
10.18616/ce.v9i2.6051
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i2.6051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051/5402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121
Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938403323904