MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051 |
Resumo: | Esse artigo apresenta reflexões em torno do processo de mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em um momento histórico marcado por uma pandemia. As restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, dentre elas o isolamento social, têm levado instituições de ensino de todos os níveis, públicas e privadas, a adotarem metodologias de ensino visando a continuidade das aulas de modo não presencial. Para analisar esse contexto educacional pelo viés da mediação pedagógica, apresentamos o conceito de mediação pedagógica, com enfoque no papel mediador do professor e na mediatização de conteúdos e da comunicação por meio das tecnologias digitais. Esperamos que as reflexões em torno desse processo contribuam na análise de antigos e novos desafios educacionais da cultura digital em tempos de pandemia. |
id |
UNESC-24_cd871615c63bdba6bfe2ac10b9ef3c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6051 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIAEsse artigo apresenta reflexões em torno do processo de mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em um momento histórico marcado por uma pandemia. As restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, dentre elas o isolamento social, têm levado instituições de ensino de todos os níveis, públicas e privadas, a adotarem metodologias de ensino visando a continuidade das aulas de modo não presencial. Para analisar esse contexto educacional pelo viés da mediação pedagógica, apresentamos o conceito de mediação pedagógica, com enfoque no papel mediador do professor e na mediatização de conteúdos e da comunicação por meio das tecnologias digitais. Esperamos que as reflexões em torno desse processo contribuam na análise de antigos e novos desafios educacionais da cultura digital em tempos de pandemia.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/605110.18616/ce.v9i2.6051Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 1212317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051/5402Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoedert, LidianeArndt, Klalter Bez Fontana2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6051Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.992339Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA Goedert, Lidiane |
title_short |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author |
Goedert, Lidiane |
author_facet |
Goedert, Lidiane Arndt, Klalter Bez Fontana |
author_role |
author |
author2 |
Arndt, Klalter Bez Fontana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goedert, Lidiane Arndt, Klalter Bez Fontana |
description |
Esse artigo apresenta reflexões em torno do processo de mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em um momento histórico marcado por uma pandemia. As restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, dentre elas o isolamento social, têm levado instituições de ensino de todos os níveis, públicas e privadas, a adotarem metodologias de ensino visando a continuidade das aulas de modo não presencial. Para analisar esse contexto educacional pelo viés da mediação pedagógica, apresentamos o conceito de mediação pedagógica, com enfoque no papel mediador do professor e na mediatização de conteúdos e da comunicação por meio das tecnologias digitais. Esperamos que as reflexões em torno desse processo contribuam na análise de antigos e novos desafios educacionais da cultura digital em tempos de pandemia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051 10.18616/ce.v9i2.6051 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i2.6051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051/5402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121 Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 104 - 121 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938403323904 |