GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugenio, Benedito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jardim, Silvia Regina Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como se manifestam as relações de gênero no cotidiano escolar entre meninas e meninos de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista-Ba e contou com observações do espaço escolar, tendo como foco uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental e entrevista semiestruturada com cinco meninas e cinco meninos entre oito e dez anos de idade da turma investigada.Palavras-chave: Gênero. Crianças. Desempenho escolar.ABSTRACTThis article presents the results of a study that sought to understand how to manifest gender relations in the daily school between girls and boys in a class in the early years of elementary school. The study, a qualitative approach was carried out in a public school in Vitória da Conquista-Ba and included observations of the school environment, focusing on a 3rd classroom grade of elementary school and semi-structured interviews with five girls and five boys between eight and ten years of the investigated group. The gender discussion is carried out with authors such as Auad (2006), Carvalho (2004, 2007, 2011, 2012), Louro (2003), among others. The results show that the school performance of girls is higher when compared to that of boys and highlights the importance of considering issues related to race and gender in studies.Keywords: Gender. Children. School performance.
id UNESC-24_d9f77a717bcbeaed6368b24169946488
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4261
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como se manifestam as relações de gênero no cotidiano escolar entre meninas e meninos de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista-Ba e contou com observações do espaço escolar, tendo como foco uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental e entrevista semiestruturada com cinco meninas e cinco meninos entre oito e dez anos de idade da turma investigada.Palavras-chave: Gênero. Crianças. Desempenho escolar.ABSTRACTThis article presents the results of a study that sought to understand how to manifest gender relations in the daily school between girls and boys in a class in the early years of elementary school. The study, a qualitative approach was carried out in a public school in Vitória da Conquista-Ba and included observations of the school environment, focusing on a 3rd classroom grade of elementary school and semi-structured interviews with five girls and five boys between eight and ten years of the investigated group. The gender discussion is carried out with authors such as Auad (2006), Carvalho (2004, 2007, 2011, 2012), Louro (2003), among others. The results show that the school performance of girls is higher when compared to that of boys and highlights the importance of considering issues related to race and gender in studies.Keywords: Gender. Children. School performance.UNESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/426110.18616/ce.v9i1.4261Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 2392317-245210.18616/ce.v9i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261/5328Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEugenio, BeneditoJardim, Silvia Regina Marques2022-03-25T16:13:03Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4261Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.083977Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eugenio, Benedito
title_short GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Eugenio, Benedito
author_facet Eugenio, Benedito
Jardim, Silvia Regina Marques
author_role author
author2 Jardim, Silvia Regina Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugenio, Benedito
Jardim, Silvia Regina Marques
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como se manifestam as relações de gênero no cotidiano escolar entre meninas e meninos de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista-Ba e contou com observações do espaço escolar, tendo como foco uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental e entrevista semiestruturada com cinco meninas e cinco meninos entre oito e dez anos de idade da turma investigada.Palavras-chave: Gênero. Crianças. Desempenho escolar.ABSTRACTThis article presents the results of a study that sought to understand how to manifest gender relations in the daily school between girls and boys in a class in the early years of elementary school. The study, a qualitative approach was carried out in a public school in Vitória da Conquista-Ba and included observations of the school environment, focusing on a 3rd classroom grade of elementary school and semi-structured interviews with five girls and five boys between eight and ten years of the investigated group. The gender discussion is carried out with authors such as Auad (2006), Carvalho (2004, 2007, 2011, 2012), Louro (2003), among others. The results show that the school performance of girls is higher when compared to that of boys and highlights the importance of considering issues related to race and gender in studies.Keywords: Gender. Children. School performance.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261
10.18616/ce.v9i1.4261
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i1.4261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261/5328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239
Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239
2317-2452
10.18616/ce.v9i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938040516608