GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como se manifestam as relações de gênero no cotidiano escolar entre meninas e meninos de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista-Ba e contou com observações do espaço escolar, tendo como foco uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental e entrevista semiestruturada com cinco meninas e cinco meninos entre oito e dez anos de idade da turma investigada.Palavras-chave: Gênero. Crianças. Desempenho escolar.ABSTRACTThis article presents the results of a study that sought to understand how to manifest gender relations in the daily school between girls and boys in a class in the early years of elementary school. The study, a qualitative approach was carried out in a public school in Vitória da Conquista-Ba and included observations of the school environment, focusing on a 3rd classroom grade of elementary school and semi-structured interviews with five girls and five boys between eight and ten years of the investigated group. The gender discussion is carried out with authors such as Auad (2006), Carvalho (2004, 2007, 2011, 2012), Louro (2003), among others. The results show that the school performance of girls is higher when compared to that of boys and highlights the importance of considering issues related to race and gender in studies.Keywords: Gender. Children. School performance. |
id |
UNESC-24_d9f77a717bcbeaed6368b24169946488 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4261 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como se manifestam as relações de gênero no cotidiano escolar entre meninas e meninos de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista-Ba e contou com observações do espaço escolar, tendo como foco uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental e entrevista semiestruturada com cinco meninas e cinco meninos entre oito e dez anos de idade da turma investigada.Palavras-chave: Gênero. Crianças. Desempenho escolar.ABSTRACTThis article presents the results of a study that sought to understand how to manifest gender relations in the daily school between girls and boys in a class in the early years of elementary school. The study, a qualitative approach was carried out in a public school in Vitória da Conquista-Ba and included observations of the school environment, focusing on a 3rd classroom grade of elementary school and semi-structured interviews with five girls and five boys between eight and ten years of the investigated group. The gender discussion is carried out with authors such as Auad (2006), Carvalho (2004, 2007, 2011, 2012), Louro (2003), among others. The results show that the school performance of girls is higher when compared to that of boys and highlights the importance of considering issues related to race and gender in studies.Keywords: Gender. Children. School performance.UNESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/426110.18616/ce.v9i1.4261Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 2392317-245210.18616/ce.v9i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261/5328Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEugenio, BeneditoJardim, Silvia Regina Marques2022-03-25T16:13:03Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4261Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.083977Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Eugenio, Benedito |
title_short |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Eugenio, Benedito |
author_facet |
Eugenio, Benedito Jardim, Silvia Regina Marques |
author_role |
author |
author2 |
Jardim, Silvia Regina Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eugenio, Benedito Jardim, Silvia Regina Marques |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou compreender como se manifestam as relações de gênero no cotidiano escolar entre meninas e meninos de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista-Ba e contou com observações do espaço escolar, tendo como foco uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental e entrevista semiestruturada com cinco meninas e cinco meninos entre oito e dez anos de idade da turma investigada.Palavras-chave: Gênero. Crianças. Desempenho escolar.ABSTRACTThis article presents the results of a study that sought to understand how to manifest gender relations in the daily school between girls and boys in a class in the early years of elementary school. The study, a qualitative approach was carried out in a public school in Vitória da Conquista-Ba and included observations of the school environment, focusing on a 3rd classroom grade of elementary school and semi-structured interviews with five girls and five boys between eight and ten years of the investigated group. The gender discussion is carried out with authors such as Auad (2006), Carvalho (2004, 2007, 2011, 2012), Louro (2003), among others. The results show that the school performance of girls is higher when compared to that of boys and highlights the importance of considering issues related to race and gender in studies.Keywords: Gender. Children. School performance. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261 10.18616/ce.v9i1.4261 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i1.4261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4261/5328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239 Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 217 - 239 2317-2452 10.18616/ce.v9i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938040516608 |