DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neurismar Araújo de Souza, Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Iranilda Meneses Almeida, Maria, Lopes Soares, Stela, Lulia Feitoza Simões , Luiza, Simões Ferreira, Heraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822
Resumo: Este estudo versa sobre desafios no ensino remoto de professores de Educação Física da rede pública de ensnino fundamental no período da pandemia da Covid19. O objetivo foi caracterizar os desafios enfrentados pelos docentes durante o período de ensino remoto. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem como método de investigação o estudo de caso múltiplos; o cenário foram as escolas públicas municipais de Fortaleza - Ceará; os participantes foram cinco professores de Educação Física atuantes no período do ensino remoto. Os dados foram analisados através da análise temática de Minayo. Os principais resultados apontam que os desafios enfrentados se configuraram principalmente na falta de equipamentos e internet dos alunos para acessar as atividades propostas, na falta de interesse em participar das aulas remotas, assim como, na ausência de apoio familiar.
id UNESC-24_fa054fa79fbcafc05c2a5612a259ef8e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7822
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION Este estudo versa sobre desafios no ensino remoto de professores de Educação Física da rede pública de ensnino fundamental no período da pandemia da Covid19. O objetivo foi caracterizar os desafios enfrentados pelos docentes durante o período de ensino remoto. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem como método de investigação o estudo de caso múltiplos; o cenário foram as escolas públicas municipais de Fortaleza - Ceará; os participantes foram cinco professores de Educação Física atuantes no período do ensino remoto. Os dados foram analisados através da análise temática de Minayo. Os principais resultados apontam que os desafios enfrentados se configuraram principalmente na falta de equipamentos e internet dos alunos para acessar as atividades propostas, na falta de interesse em participar das aulas remotas, assim como, na ausência de apoio familiar.UNESC2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/782210.18616/ce.v12i2.7822Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 1132317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822/6718Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeurismar Araújo de Souza, MariaIranilda Meneses Almeida, MariaLopes Soares, StelaLulia Feitoza Simões , LuizaSimões Ferreira, Heraldo2023-10-18T14:27:53Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7822Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-10-18T14:27:53Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
title DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
spellingShingle DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
Neurismar Araújo de Souza, Maria
title_short DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
title_full DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
title_fullStr DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
title_full_unstemmed DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
title_sort DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
author Neurismar Araújo de Souza, Maria
author_facet Neurismar Araújo de Souza, Maria
Iranilda Meneses Almeida, Maria
Lopes Soares, Stela
Lulia Feitoza Simões , Luiza
Simões Ferreira, Heraldo
author_role author
author2 Iranilda Meneses Almeida, Maria
Lopes Soares, Stela
Lulia Feitoza Simões , Luiza
Simões Ferreira, Heraldo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neurismar Araújo de Souza, Maria
Iranilda Meneses Almeida, Maria
Lopes Soares, Stela
Lulia Feitoza Simões , Luiza
Simões Ferreira, Heraldo
description Este estudo versa sobre desafios no ensino remoto de professores de Educação Física da rede pública de ensnino fundamental no período da pandemia da Covid19. O objetivo foi caracterizar os desafios enfrentados pelos docentes durante o período de ensino remoto. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem como método de investigação o estudo de caso múltiplos; o cenário foram as escolas públicas municipais de Fortaleza - Ceará; os participantes foram cinco professores de Educação Física atuantes no período do ensino remoto. Os dados foram analisados através da análise temática de Minayo. Os principais resultados apontam que os desafios enfrentados se configuraram principalmente na falta de equipamentos e internet dos alunos para acessar as atividades propostas, na falta de interesse em participar das aulas remotas, assim como, na ausência de apoio familiar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822
10.18616/ce.v12i2.7822
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i2.7822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822/6718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113
Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113
2317-2452
10.18616/ce.v12i2
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415718481920