DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822 |
Resumo: | Este estudo versa sobre desafios no ensino remoto de professores de Educação Física da rede pública de ensnino fundamental no período da pandemia da Covid19. O objetivo foi caracterizar os desafios enfrentados pelos docentes durante o período de ensino remoto. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem como método de investigação o estudo de caso múltiplos; o cenário foram as escolas públicas municipais de Fortaleza - Ceará; os participantes foram cinco professores de Educação Física atuantes no período do ensino remoto. Os dados foram analisados através da análise temática de Minayo. Os principais resultados apontam que os desafios enfrentados se configuraram principalmente na falta de equipamentos e internet dos alunos para acessar as atividades propostas, na falta de interesse em participar das aulas remotas, assim como, na ausência de apoio familiar. |
id |
UNESC-24_fa054fa79fbcafc05c2a5612a259ef8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7822 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION Este estudo versa sobre desafios no ensino remoto de professores de Educação Física da rede pública de ensnino fundamental no período da pandemia da Covid19. O objetivo foi caracterizar os desafios enfrentados pelos docentes durante o período de ensino remoto. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem como método de investigação o estudo de caso múltiplos; o cenário foram as escolas públicas municipais de Fortaleza - Ceará; os participantes foram cinco professores de Educação Física atuantes no período do ensino remoto. Os dados foram analisados através da análise temática de Minayo. Os principais resultados apontam que os desafios enfrentados se configuraram principalmente na falta de equipamentos e internet dos alunos para acessar as atividades propostas, na falta de interesse em participar das aulas remotas, assim como, na ausência de apoio familiar.UNESC2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/782210.18616/ce.v12i2.7822Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 1132317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822/6718Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeurismar Araújo de Souza, MariaIranilda Meneses Almeida, MariaLopes Soares, StelaLulia Feitoza Simões , LuizaSimões Ferreira, Heraldo2023-10-18T14:27:53Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7822Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-10-18T14:27:53Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION |
title |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION |
spellingShingle |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION Neurismar Araújo de Souza, Maria |
title_short |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION |
title_full |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION |
title_fullStr |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION |
title_sort |
DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA CHALLENGES IN REMOTE TEACHING FOR PHYSICAL EDUCATION |
author |
Neurismar Araújo de Souza, Maria |
author_facet |
Neurismar Araújo de Souza, Maria Iranilda Meneses Almeida, Maria Lopes Soares, Stela Lulia Feitoza Simões , Luiza Simões Ferreira, Heraldo |
author_role |
author |
author2 |
Iranilda Meneses Almeida, Maria Lopes Soares, Stela Lulia Feitoza Simões , Luiza Simões Ferreira, Heraldo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neurismar Araújo de Souza, Maria Iranilda Meneses Almeida, Maria Lopes Soares, Stela Lulia Feitoza Simões , Luiza Simões Ferreira, Heraldo |
description |
Este estudo versa sobre desafios no ensino remoto de professores de Educação Física da rede pública de ensnino fundamental no período da pandemia da Covid19. O objetivo foi caracterizar os desafios enfrentados pelos docentes durante o período de ensino remoto. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem como método de investigação o estudo de caso múltiplos; o cenário foram as escolas públicas municipais de Fortaleza - Ceará; os participantes foram cinco professores de Educação Física atuantes no período do ensino remoto. Os dados foram analisados através da análise temática de Minayo. Os principais resultados apontam que os desafios enfrentados se configuraram principalmente na falta de equipamentos e internet dos alunos para acessar as atividades propostas, na falta de interesse em participar das aulas remotas, assim como, na ausência de apoio familiar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822 10.18616/ce.v12i2.7822 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i2.7822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7822/6718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113 Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 103 - 113 2317-2452 10.18616/ce.v12i2 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1800214415718481920 |