A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622 |
Resumo: | Resumo Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Educação Matemática. Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional. |
id |
UNESP-14_32df61aa0b1cae7783f6c8f1e937ed73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7622 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagemFunção. História da Matemática. Tecnologia EducacionalResumo Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Educação Matemática. Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1348-13671980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/6500https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/9642Castor Maciel, Paulo RobertoLevy Cardoso, Tereza Fachadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7622Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
spellingShingle |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem Castor Maciel, Paulo Roberto Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional |
title_short |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_full |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_fullStr |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
title_sort |
A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem |
author |
Castor Maciel, Paulo Roberto |
author_facet |
Castor Maciel, Paulo Roberto Levy Cardoso, Tereza Fachada |
author_role |
author |
author2 |
Levy Cardoso, Tereza Fachada |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castor Maciel, Paulo Roberto Levy Cardoso, Tereza Fachada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional |
topic |
Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional |
description |
Resumo Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Educação Matemática. Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/6500 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7622/9642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1348-1367 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874752217088 |