Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Helena Noronha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640
Resumo: O presente artigo faz uma revisão de pesquisas sobre concepções e crenças dos professores de Matemática e discute os diferentes significados que são atribuídos a esses termos pelos investigadores. Em geral, os pesquisadores têm agrupado as posições filosóficas em relação à Matemática em torno das visões absolutista - que aceita ser a Matemática o domínio das verdades absolutas - e falibilista - que considera o conhecimento matemático falível e corrigível. De acordo com os investigadores, há relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e as suas práticas, ainda que essas relações sejam complexas e nem sempre identificáveis. As conceituações dos termos concepção e crença variam de autor para autor, sendo necessário recorrer a dicionários para discutir a melhor opção de uso de tais termos.
id UNESP-14_4130079d1a4b553eb1d82ee121ac725e
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10640
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizadosO presente artigo faz uma revisão de pesquisas sobre concepções e crenças dos professores de Matemática e discute os diferentes significados que são atribuídos a esses termos pelos investigadores. Em geral, os pesquisadores têm agrupado as posições filosóficas em relação à Matemática em torno das visões absolutista - que aceita ser a Matemática o domínio das verdades absolutas - e falibilista - que considera o conhecimento matemático falível e corrigível. De acordo com os investigadores, há relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e as suas práticas, ainda que essas relações sejam complexas e nem sempre identificáveis. As conceituações dos termos concepção e crença variam de autor para autor, sendo necessário recorrer a dicionários para discutir a melhor opção de uso de tais termos.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 29-431980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640/7027Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCury, Helena Noronha2015-10-13T23:50:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10640Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:50:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
title Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
spellingShingle Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
Cury, Helena Noronha
title_short Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
title_full Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
title_fullStr Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
title_full_unstemmed Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
title_sort Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
author Cury, Helena Noronha
author_facet Cury, Helena Noronha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
description O presente artigo faz uma revisão de pesquisas sobre concepções e crenças dos professores de Matemática e discute os diferentes significados que são atribuídos a esses termos pelos investigadores. Em geral, os pesquisadores têm agrupado as posições filosóficas em relação à Matemática em torno das visões absolutista - que aceita ser a Matemática o domínio das verdades absolutas - e falibilista - que considera o conhecimento matemático falível e corrigível. De acordo com os investigadores, há relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e as suas práticas, ainda que essas relações sejam complexas e nem sempre identificáveis. As conceituações dos termos concepção e crença variam de autor para autor, sendo necessário recorrer a dicionários para discutir a melhor opção de uso de tais termos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640/7027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 29-43
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876269506560