Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640 |
Resumo: | O presente artigo faz uma revisão de pesquisas sobre concepções e crenças dos professores de Matemática e discute os diferentes significados que são atribuídos a esses termos pelos investigadores. Em geral, os pesquisadores têm agrupado as posições filosóficas em relação à Matemática em torno das visões absolutista - que aceita ser a Matemática o domínio das verdades absolutas - e falibilista - que considera o conhecimento matemático falível e corrigível. De acordo com os investigadores, há relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e as suas práticas, ainda que essas relações sejam complexas e nem sempre identificáveis. As conceituações dos termos concepção e crença variam de autor para autor, sendo necessário recorrer a dicionários para discutir a melhor opção de uso de tais termos. |
id |
UNESP-14_4130079d1a4b553eb1d82ee121ac725e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10640 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizadosO presente artigo faz uma revisão de pesquisas sobre concepções e crenças dos professores de Matemática e discute os diferentes significados que são atribuídos a esses termos pelos investigadores. Em geral, os pesquisadores têm agrupado as posições filosóficas em relação à Matemática em torno das visões absolutista - que aceita ser a Matemática o domínio das verdades absolutas - e falibilista - que considera o conhecimento matemático falível e corrigível. De acordo com os investigadores, há relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e as suas práticas, ainda que essas relações sejam complexas e nem sempre identificáveis. As conceituações dos termos concepção e crença variam de autor para autor, sendo necessário recorrer a dicionários para discutir a melhor opção de uso de tais termos.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 29-431980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640/7027Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCury, Helena Noronha2015-10-13T23:50:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10640Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:50:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados |
title |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados |
spellingShingle |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados Cury, Helena Noronha |
title_short |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados |
title_full |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados |
title_fullStr |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados |
title_full_unstemmed |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados |
title_sort |
Concepções e Crenças dos Professores de Matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados |
author |
Cury, Helena Noronha |
author_facet |
Cury, Helena Noronha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
description |
O presente artigo faz uma revisão de pesquisas sobre concepções e crenças dos professores de Matemática e discute os diferentes significados que são atribuídos a esses termos pelos investigadores. Em geral, os pesquisadores têm agrupado as posições filosóficas em relação à Matemática em torno das visões absolutista - que aceita ser a Matemática o domínio das verdades absolutas - e falibilista - que considera o conhecimento matemático falível e corrigível. De acordo com os investigadores, há relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e as suas práticas, ainda que essas relações sejam complexas e nem sempre identificáveis. As conceituações dos termos concepção e crença variam de autor para autor, sendo necessário recorrer a dicionários para discutir a melhor opção de uso de tais termos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640/7027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 29-43 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215876269506560 |