Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911 |
Resumo: | Este artigo discute os resultados da pesquisa de doutorado intitulada: O ensino das Estruturas Aditivas junto a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo foi identificar e compreender, no contexto de um grupo de discussão, as contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo nas aprendizagens matemáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve abordagem qualitativa, a qual se apoiou em dados quantitativos. As análises usam dados coletados nos problemas aplicados aos estudantes, nos problemas elaborados pelas professoras e naqueles presentes no livro de Matemática usado na escola e, também, nas discussões realizadas nos encontros. Os resultados revelam que, durante o estudo, as professoras ampliaram suas perspectivas sobre a natureza de problemas no campo aditivo, produzindo um equilíbrio na quantidade de problemas elaborados nas categorias: composição, transformação e comparação. Palavras-chave: Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estruturas Aditivas. Grupo de Discussão. |
id |
UNESP-14_5927a65f41e0414b6c940fd2867d42dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9911 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino FundamentalProfessoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo.Este artigo discute os resultados da pesquisa de doutorado intitulada: O ensino das Estruturas Aditivas junto a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo foi identificar e compreender, no contexto de um grupo de discussão, as contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo nas aprendizagens matemáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve abordagem qualitativa, a qual se apoiou em dados quantitativos. As análises usam dados coletados nos problemas aplicados aos estudantes, nos problemas elaborados pelas professoras e naqueles presentes no livro de Matemática usado na escola e, também, nas discussões realizadas nos encontros. Os resultados revelam que, durante o estudo, as professoras ampliaram suas perspectivas sobre a natureza de problemas no campo aditivo, produzindo um equilíbrio na quantidade de problemas elaborados nas categorias: composição, transformação e comparação. Palavras-chave: Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estruturas Aditivas. Grupo de Discussão.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1181-12001980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/7295https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/10467Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEtcheverria, Teresa CristinaCampos, Tania Maria MendonçaGarcia Silva, Angélica Fontoura2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9911Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental Etcheverria, Teresa Cristina Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo. |
title_short |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Etcheverria, Teresa Cristina |
author_facet |
Etcheverria, Teresa Cristina Campos, Tania Maria Mendonça Garcia Silva, Angélica Fontoura |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Tania Maria Mendonça Garcia Silva, Angélica Fontoura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Etcheverria, Teresa Cristina Campos, Tania Maria Mendonça Garcia Silva, Angélica Fontoura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo. |
topic |
Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Campo Conceitual Aditivo. |
description |
Este artigo discute os resultados da pesquisa de doutorado intitulada: O ensino das Estruturas Aditivas junto a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo foi identificar e compreender, no contexto de um grupo de discussão, as contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo nas aprendizagens matemáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve abordagem qualitativa, a qual se apoiou em dados quantitativos. As análises usam dados coletados nos problemas aplicados aos estudantes, nos problemas elaborados pelas professoras e naqueles presentes no livro de Matemática usado na escola e, também, nas discussões realizadas nos encontros. Os resultados revelam que, durante o estudo, as professoras ampliaram suas perspectivas sobre a natureza de problemas no campo aditivo, produzindo um equilíbrio na quantidade de problemas elaborados nas categorias: composição, transformação e comparação. Palavras-chave: Professoras. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estruturas Aditivas. Grupo de Discussão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/7295 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9911/10467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1181-1200 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875509288960 |