Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores. |
id |
UNESP-14_70778f91fba917a9ad04085869fa654f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7335 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docenteEducação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.Resumo Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1505-15241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335/6507garcia silva, Angelica fontouraSerrazina, Maria de LurdesMendonça Campos, Tânia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7335Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente |
title |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente |
spellingShingle |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente garcia silva, Angelica fontoura Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores. |
title_short |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente |
title_full |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente |
title_fullStr |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente |
title_full_unstemmed |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente |
title_sort |
Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente |
author |
garcia silva, Angelica fontoura |
author_facet |
garcia silva, Angelica fontoura Serrazina, Maria de Lurdes Mendonça Campos, Tânia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Maria de Lurdes Mendonça Campos, Tânia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
garcia silva, Angelica fontoura Serrazina, Maria de Lurdes Mendonça Campos, Tânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores. |
topic |
Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores. |
description |
Resumo Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335/6507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1505-1524 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874726002688 |