Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pamplona, Admur Severino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5299
Resumo: Resumo Neste artigo assumimos a perspectiva de que as atuais exigências para o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica implicam mudanças nos cursos de Licenciaturas em Matemática. A partir dessa ótica, expomos reflexões e ações que nos tem ocorrido quando enfrentamos o desafio de (re)construir a identidade profissional do futuro educador matemático, na busca por torná-lo também um educador estatístico. Pontuamos que, para que isto ocorra, é importante tornar claros os domínios e as fronteiras entre esses diferentes perfis, mas também favorecer o trânsito e intensificar as relações entre as formações matemática, estatística, pedagógica, ética e profissional do licenciando em Matemática. Para reforçar e ilustrar nossos argumentos, situamos as discussões nas transformações ocorridas na matriz curricular do curso no qual atuamos. Palavras-chave: Estatística no Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Identidade Profissional do Professor de Matemática. Crisscrossing Borders: the Statistical Education of Math Teachers Abstract In this article, we assume the perspective that the present demand for probability and statistics teaching in Basic Education implies changes in university-level math programs. We discuss our reflections and actions as we have faced the challenge of constituting or reconstituting the professional identity of the future mathematical educator, in the quest to become a statistical educator. We emphasize that, for this to occur, it is important to detail the domains and the borders between these profiles, but also to encourage movement between them and intensify relations between math, statistics, pedagogy, ethics and professional education in university-level math programs. To support and illustrate our arguments, we situate the discussions in the transformations that have taken place in the curricular matrix of the program where we teach. Keywords: Statistics in Higher Education. Undergraduate mathematics. Professional Identity of Math Teacher.
id UNESP-14_71832719d717add7c9bbd65a3922c85f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5299
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática Estatística no Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Identidade Profissional do Professor de Matemática. Resumo Neste artigo assumimos a perspectiva de que as atuais exigências para o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica implicam mudanças nos cursos de Licenciaturas em Matemática. A partir dessa ótica, expomos reflexões e ações que nos tem ocorrido quando enfrentamos o desafio de (re)construir a identidade profissional do futuro educador matemático, na busca por torná-lo também um educador estatístico. Pontuamos que, para que isto ocorra, é importante tornar claros os domínios e as fronteiras entre esses diferentes perfis, mas também favorecer o trânsito e intensificar as relações entre as formações matemática, estatística, pedagógica, ética e profissional do licenciando em Matemática. Para reforçar e ilustrar nossos argumentos, situamos as discussões nas transformações ocorridas na matriz curricular do curso no qual atuamos. Palavras-chave: Estatística no Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Identidade Profissional do Professor de Matemática. Crisscrossing Borders: the Statistical Education of Math Teachers Abstract In this article, we assume the perspective that the present demand for probability and statistics teaching in Basic Education implies changes in university-level math programs. We discuss our reflections and actions as we have faced the challenge of constituting or reconstituting the professional identity of the future mathematical educator, in the quest to become a statistical educator. We emphasize that, for this to occur, it is important to detail the domains and the borders between these profiles, but also to encourage movement between them and intensify relations between math, statistics, pedagogy, ethics and professional education in university-level math programs. To support and illustrate our arguments, we situate the discussions in the transformations that have taken place in the curricular matrix of the program where we teach. Keywords: Statistics in Higher Education. Undergraduate mathematics. Professional Identity of Math Teacher.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5299Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 897-9111980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5299/4176Costa, Wanderleya Nara GonçalvesPamplona, Admur Severinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5299Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
title Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
spellingShingle Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
Estatística no Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Identidade Profissional do Professor de Matemática.
title_short Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
title_full Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
title_fullStr Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
title_full_unstemmed Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
title_sort Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática
author Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
author_facet Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
Pamplona, Admur Severino
author_role author
author2 Pamplona, Admur Severino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
Pamplona, Admur Severino
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística no Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Identidade Profissional do Professor de Matemática.
topic Estatística no Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Identidade Profissional do Professor de Matemática.
description Resumo Neste artigo assumimos a perspectiva de que as atuais exigências para o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica implicam mudanças nos cursos de Licenciaturas em Matemática. A partir dessa ótica, expomos reflexões e ações que nos tem ocorrido quando enfrentamos o desafio de (re)construir a identidade profissional do futuro educador matemático, na busca por torná-lo também um educador estatístico. Pontuamos que, para que isto ocorra, é importante tornar claros os domínios e as fronteiras entre esses diferentes perfis, mas também favorecer o trânsito e intensificar as relações entre as formações matemática, estatística, pedagógica, ética e profissional do licenciando em Matemática. Para reforçar e ilustrar nossos argumentos, situamos as discussões nas transformações ocorridas na matriz curricular do curso no qual atuamos. Palavras-chave: Estatística no Ensino Superior. Licenciatura em Matemática. Identidade Profissional do Professor de Matemática. Crisscrossing Borders: the Statistical Education of Math Teachers Abstract In this article, we assume the perspective that the present demand for probability and statistics teaching in Basic Education implies changes in university-level math programs. We discuss our reflections and actions as we have faced the challenge of constituting or reconstituting the professional identity of the future mathematical educator, in the quest to become a statistical educator. We emphasize that, for this to occur, it is important to detail the domains and the borders between these profiles, but also to encourage movement between them and intensify relations between math, statistics, pedagogy, ethics and professional education in university-level math programs. To support and illustrate our arguments, we situate the discussions in the transformations that have taken place in the curricular matrix of the program where we teach. Keywords: Statistics in Higher Education. Undergraduate mathematics. Professional Identity of Math Teacher.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5299
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5299/4176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 897-911
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874308669440