A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alencar, Sergio Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8245
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desenvolvida no Grupo de Pesquisa Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática. A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma oficina de formação continuada, com o uso do GeoGebra, para professores de Matemática da escola básica. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel, com foco na Gênese Instrumental, que estuda a transformação de um artefato em instrumento. A metodologia utilizada é o Design Experiments, escolhida por permitir a realização de uma avaliação formativa para executar e refinar projetos educacionais. Por meio da analise dos resultados, verificou-se que a maioria dos professores conseguiu alcançar o processo de instrumentalização e que o ambiente dinâmico propiciado pelo software GeoGebra colaborou para a instrumentação. Palavras Chave Educação Matemática. Gênese Instrumental. GeoGebra. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UNESP-14_b321a5efafdac1f76cbbcc9baea5eda7
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8245
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de MatemáticaEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desenvolvida no Grupo de Pesquisa Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática. A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma oficina de formação continuada, com o uso do GeoGebra, para professores de Matemática da escola básica. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel, com foco na Gênese Instrumental, que estuda a transformação de um artefato em instrumento. A metodologia utilizada é o Design Experiments, escolhida por permitir a realização de uma avaliação formativa para executar e refinar projetos educacionais. Por meio da analise dos resultados, verificou-se que a maioria dos professores conseguiu alcançar o processo de instrumentalização e que o ambiente dinâmico propiciado pelo software GeoGebra colaborou para a instrumentação. Palavras Chave Educação Matemática. Gênese Instrumental. GeoGebra. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8245Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 349 - 3651980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8245/5822Abar, Celina Aparecida Almeida PereiraAlencar, Sergio Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:02:23Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8245Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:02:23Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
title A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
spellingShingle A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
title_short A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
title_full A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
title_fullStr A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
title_full_unstemmed A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
title_sort A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática
author Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
author_facet Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Alencar, Sergio Vicente
author_role author
author2 Alencar, Sergio Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Alencar, Sergio Vicente
description Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desenvolvida no Grupo de Pesquisa Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática. A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma oficina de formação continuada, com o uso do GeoGebra, para professores de Matemática da escola básica. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel, com foco na Gênese Instrumental, que estuda a transformação de um artefato em instrumento. A metodologia utilizada é o Design Experiments, escolhida por permitir a realização de uma avaliação formativa para executar e refinar projetos educacionais. Por meio da analise dos resultados, verificou-se que a maioria dos professores conseguiu alcançar o processo de instrumentalização e que o ambiente dinâmico propiciado pelo software GeoGebra colaborou para a instrumentação. Palavras Chave Educação Matemática. Gênese Instrumental. GeoGebra. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8245
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8245/5822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 349 - 365
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874800451584