As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5868 |
Resumo: | O Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências é um evento bianual organizada pelos pesquisadores do ensino de Ciências. O objetivo principal desse encontro é reunir os professores e pesquisadores da área, para socializarem os relatos de experiência e pesquisas no ensino de Ciências. Nesse presente trabalho, foi realizado um mapeamento dos artigos apresentados nas seções de comunicação oral do VII ENPEC, somando um total de 425 artigos selecionados, procurou-se identificar os relacionados com a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências sua estrutura de organização e o numero de pesquisadores dessa área do Ensino de Ciências. Para esse estudo foi realizado uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, e para a análise dos dados buscou-se subsídios teóricos em Fiorentini (2002) e Bardin (2006) porque assim seria possível comparar minuciosamente os diferentes resultados obtidos. Conclui-se que a linha de pesquisa com a temática CTS apresentou 28 trabalhos cerca de 7% de trabalhos apresentados, confirmando uma sinalização nessa área de pesquisa pelos pesquisadores do ensino de Ciências e a temática sobre ensino de ciências indígena representou cerca de 1% dos trabalhos apresentados. |
id |
UNESP-15_096553b1fe5aae1812418b3dc134b641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5868 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPECO Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências é um evento bianual organizada pelos pesquisadores do ensino de Ciências. O objetivo principal desse encontro é reunir os professores e pesquisadores da área, para socializarem os relatos de experiência e pesquisas no ensino de Ciências. Nesse presente trabalho, foi realizado um mapeamento dos artigos apresentados nas seções de comunicação oral do VII ENPEC, somando um total de 425 artigos selecionados, procurou-se identificar os relacionados com a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências sua estrutura de organização e o numero de pesquisadores dessa área do Ensino de Ciências. Para esse estudo foi realizado uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, e para a análise dos dados buscou-se subsídios teóricos em Fiorentini (2002) e Bardin (2006) porque assim seria possível comparar minuciosamente os diferentes resultados obtidos. Conclui-se que a linha de pesquisa com a temática CTS apresentou 28 trabalhos cerca de 7% de trabalhos apresentados, confirmando uma sinalização nessa área de pesquisa pelos pesquisadores do ensino de Ciências e a temática sobre ensino de ciências indígena representou cerca de 1% dos trabalhos apresentados.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/586810.21723/riaee.v8i2.5868Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 338-353Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 338-3531982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5868/4800Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Maria DelourdesCuri, EddaPereira, Carlos Luis2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5868Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC |
title |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC |
spellingShingle |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC Maciel, Maria Delourdes |
title_short |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC |
title_full |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC |
title_fullStr |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC |
title_full_unstemmed |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC |
title_sort |
As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC |
author |
Maciel, Maria Delourdes |
author_facet |
Maciel, Maria Delourdes Curi, Edda Pereira, Carlos Luis |
author_role |
author |
author2 |
Curi, Edda Pereira, Carlos Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Maria Delourdes Curi, Edda Pereira, Carlos Luis |
description |
O Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências é um evento bianual organizada pelos pesquisadores do ensino de Ciências. O objetivo principal desse encontro é reunir os professores e pesquisadores da área, para socializarem os relatos de experiência e pesquisas no ensino de Ciências. Nesse presente trabalho, foi realizado um mapeamento dos artigos apresentados nas seções de comunicação oral do VII ENPEC, somando um total de 425 artigos selecionados, procurou-se identificar os relacionados com a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências sua estrutura de organização e o numero de pesquisadores dessa área do Ensino de Ciências. Para esse estudo foi realizado uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, e para a análise dos dados buscou-se subsídios teóricos em Fiorentini (2002) e Bardin (2006) porque assim seria possível comparar minuciosamente os diferentes resultados obtidos. Conclui-se que a linha de pesquisa com a temática CTS apresentou 28 trabalhos cerca de 7% de trabalhos apresentados, confirmando uma sinalização nessa área de pesquisa pelos pesquisadores do ensino de Ciências e a temática sobre ensino de ciências indígena representou cerca de 1% dos trabalhos apresentados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5868 10.21723/riaee.v8i2.5868 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5868 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i2.5868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5868/4800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 338-353 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 338-353 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853061373952 |