Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adilson Xavier da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cusati, Iracema Campos, Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257
Resumo: O presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação de uma prática social no contexto educacional contemporâneo. O ensaio tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, utilizando-se do recurso à história, para compreensão das concepções pedagógicas que permeiam a formação e a atuação num contexto marcado por intensas transformações. A apresentação do quadro conceitual é ancorada em autores de referência e, em especial, no filósofo e epistemólogo Hilton Japiassu para abordar as razões pelas quais a complexidade e a feição plural da escola caracterizam o seu dinamismo, expressando um certo hibridismo que é fundamental para romper com as formas hierárquicas de organização curricular, articulando os conhecimentos práticos aos conhecimentos acadêmicos, por meio de ações concretas numa situação real de ensino e numa perspectiva transdisciplinar.
id UNESP-15_52d594c8bc935eb3b394cd319dcbc985
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11257
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas históriasConhecimentos. ParadigmasPrática socialInterdisciplinaridadeTransdisciplinaridadeO presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação de uma prática social no contexto educacional contemporâneo. O ensaio tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, utilizando-se do recurso à história, para compreensão das concepções pedagógicas que permeiam a formação e a atuação num contexto marcado por intensas transformações. A apresentação do quadro conceitual é ancorada em autores de referência e, em especial, no filósofo e epistemólogo Hilton Japiassu para abordar as razões pelas quais a complexidade e a feição plural da escola caracterizam o seu dinamismo, expressando um certo hibridismo que é fundamental para romper com as formas hierárquicas de organização curricular, articulando os conhecimentos práticos aos conhecimentos acadêmicos, por meio de ações concretas numa situação real de ensino e numa perspectiva transdisciplinar.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1125710.21723/riaee.v13.n3.2018.11257Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-996Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-9961982-55872446-860610.21723/riaee.v13.n3.2018reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7491https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7492https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7548Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adilson Xavier daCusati, Iracema CamposGuerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira2018-09-10T22:46:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11257Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-09-10T22:46:28Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
title Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
spellingShingle Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
Silva, Adilson Xavier da
Conhecimentos. Paradigmas
Prática social
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
title_short Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
title_full Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
title_fullStr Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
title_sort Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
author Silva, Adilson Xavier da
author_facet Silva, Adilson Xavier da
Cusati, Iracema Campos
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author_role author
author2 Cusati, Iracema Campos
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adilson Xavier da
Cusati, Iracema Campos
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos. Paradigmas
Prática social
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
topic Conhecimentos. Paradigmas
Prática social
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
description O presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação de uma prática social no contexto educacional contemporâneo. O ensaio tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, utilizando-se do recurso à história, para compreensão das concepções pedagógicas que permeiam a formação e a atuação num contexto marcado por intensas transformações. A apresentação do quadro conceitual é ancorada em autores de referência e, em especial, no filósofo e epistemólogo Hilton Japiassu para abordar as razões pelas quais a complexidade e a feição plural da escola caracterizam o seu dinamismo, expressando um certo hibridismo que é fundamental para romper com as formas hierárquicas de organização curricular, articulando os conhecimentos práticos aos conhecimentos acadêmicos, por meio de ações concretas numa situação real de ensino e numa perspectiva transdisciplinar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257
10.21723/riaee.v13.n3.2018.11257
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11257
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7491
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7492
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-996
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-996
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v13.n3.2018
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215856535306240