Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação de uma prática social no contexto educacional contemporâneo. O ensaio tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, utilizando-se do recurso à história, para compreensão das concepções pedagógicas que permeiam a formação e a atuação num contexto marcado por intensas transformações. A apresentação do quadro conceitual é ancorada em autores de referência e, em especial, no filósofo e epistemólogo Hilton Japiassu para abordar as razões pelas quais a complexidade e a feição plural da escola caracterizam o seu dinamismo, expressando um certo hibridismo que é fundamental para romper com as formas hierárquicas de organização curricular, articulando os conhecimentos práticos aos conhecimentos acadêmicos, por meio de ações concretas numa situação real de ensino e numa perspectiva transdisciplinar. |
id |
UNESP-15_52d594c8bc935eb3b394cd319dcbc985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11257 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas históriasConhecimentos. ParadigmasPrática socialInterdisciplinaridadeTransdisciplinaridadeO presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação de uma prática social no contexto educacional contemporâneo. O ensaio tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, utilizando-se do recurso à história, para compreensão das concepções pedagógicas que permeiam a formação e a atuação num contexto marcado por intensas transformações. A apresentação do quadro conceitual é ancorada em autores de referência e, em especial, no filósofo e epistemólogo Hilton Japiassu para abordar as razões pelas quais a complexidade e a feição plural da escola caracterizam o seu dinamismo, expressando um certo hibridismo que é fundamental para romper com as formas hierárquicas de organização curricular, articulando os conhecimentos práticos aos conhecimentos acadêmicos, por meio de ações concretas numa situação real de ensino e numa perspectiva transdisciplinar.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1125710.21723/riaee.v13.n3.2018.11257Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-996Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-9961982-55872446-860610.21723/riaee.v13.n3.2018reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7491https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7492https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7548Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adilson Xavier daCusati, Iracema CamposGuerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira2018-09-10T22:46:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11257Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-09-10T22:46:28Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias |
title |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias Silva, Adilson Xavier da Conhecimentos. Paradigmas Prática social Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade |
title_short |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias |
title_full |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias |
title_sort |
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias |
author |
Silva, Adilson Xavier da |
author_facet |
Silva, Adilson Xavier da Cusati, Iracema Campos Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Cusati, Iracema Campos Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adilson Xavier da Cusati, Iracema Campos Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos. Paradigmas Prática social Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade |
topic |
Conhecimentos. Paradigmas Prática social Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade |
description |
O presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação de uma prática social no contexto educacional contemporâneo. O ensaio tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, utilizando-se do recurso à história, para compreensão das concepções pedagógicas que permeiam a formação e a atuação num contexto marcado por intensas transformações. A apresentação do quadro conceitual é ancorada em autores de referência e, em especial, no filósofo e epistemólogo Hilton Japiassu para abordar as razões pelas quais a complexidade e a feição plural da escola caracterizam o seu dinamismo, expressando um certo hibridismo que é fundamental para romper com as formas hierárquicas de organização curricular, articulando os conhecimentos práticos aos conhecimentos acadêmicos, por meio de ações concretas numa situação real de ensino e numa perspectiva transdisciplinar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11257 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v13.n3.2018.11257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7491 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7492 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-996 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.3, jul./set. (2018); 979-996 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v13.n3.2018 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215856535306240 |