A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozenfed, Cibele Cecilio de Faria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Veloso, Fernanda Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6765
Resumo: A importância de inclusão de tecnologia digitais em sala de aula já vem sendo apontada por inúmeros autores no campo da educação e alguns deles preconizam que é por meio dessa inclusão que poderemos alcançar transformações em contextos escolares. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo apresentar um curso a distância oferecido para professores em formação continuada e inicial, voltado para o uso de tecnologias em sala de aula de língua estrangeira focalizando prioritariamente o papel dos professores formadores na mediação das discussões. Para tanto buscamos respaldo teórico em estudos que versam sobre cursos a distância (KENSKI, 2008), sobre ambientes virtuais (ARAÚJO JR.; MARQUESI, 2008), fóruns de discussão online e sobre comunidade de investigação e a presença de ensino (GARRISON; ANDERSON; ARCHER, 2000). Com respaldo nas teorias apresentadas, foram analisadas mensagens dos professores formadores ao longo de um curso oferecido na modalidade a distância para professores em formação continuada e inicial, identificando as marcas da presença de ensino e apontando para as mediações adequadas e/ou possíveis lacunas. Os resultados apontam que o professor deve estar cada vez mais atento aos tipos de feedbacks que fornece e à presença de ensino no sentido de Garrison e colaboradores (2000, 2001).
id UNESP-15_6c02ee6ae19b0a3775e13c7858d09d79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6765
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensinoA importância de inclusão de tecnologia digitais em sala de aula já vem sendo apontada por inúmeros autores no campo da educação e alguns deles preconizam que é por meio dessa inclusão que poderemos alcançar transformações em contextos escolares. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo apresentar um curso a distância oferecido para professores em formação continuada e inicial, voltado para o uso de tecnologias em sala de aula de língua estrangeira focalizando prioritariamente o papel dos professores formadores na mediação das discussões. Para tanto buscamos respaldo teórico em estudos que versam sobre cursos a distância (KENSKI, 2008), sobre ambientes virtuais (ARAÚJO JR.; MARQUESI, 2008), fóruns de discussão online e sobre comunidade de investigação e a presença de ensino (GARRISON; ANDERSON; ARCHER, 2000). Com respaldo nas teorias apresentadas, foram analisadas mensagens dos professores formadores ao longo de um curso oferecido na modalidade a distância para professores em formação continuada e inicial, identificando as marcas da presença de ensino e apontando para as mediações adequadas e/ou possíveis lacunas. Os resultados apontam que o professor deve estar cada vez mais atento aos tipos de feedbacks que fornece e à presença de ensino no sentido de Garrison e colaboradores (2000, 2001).Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/676510.21723/riaee.v9i3.6765Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 561-571Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 561-5711982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6765/5298Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRozenfed, Cibele Cecilio de FariaVeloso, Fernanda Silva2017-11-08T19:05:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6765Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
title A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
spellingShingle A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
Rozenfed, Cibele Cecilio de Faria
title_short A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
title_full A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
title_fullStr A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
title_full_unstemmed A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
title_sort A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino
author Rozenfed, Cibele Cecilio de Faria
author_facet Rozenfed, Cibele Cecilio de Faria
Veloso, Fernanda Silva
author_role author
author2 Veloso, Fernanda Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozenfed, Cibele Cecilio de Faria
Veloso, Fernanda Silva
description A importância de inclusão de tecnologia digitais em sala de aula já vem sendo apontada por inúmeros autores no campo da educação e alguns deles preconizam que é por meio dessa inclusão que poderemos alcançar transformações em contextos escolares. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo apresentar um curso a distância oferecido para professores em formação continuada e inicial, voltado para o uso de tecnologias em sala de aula de língua estrangeira focalizando prioritariamente o papel dos professores formadores na mediação das discussões. Para tanto buscamos respaldo teórico em estudos que versam sobre cursos a distância (KENSKI, 2008), sobre ambientes virtuais (ARAÚJO JR.; MARQUESI, 2008), fóruns de discussão online e sobre comunidade de investigação e a presença de ensino (GARRISON; ANDERSON; ARCHER, 2000). Com respaldo nas teorias apresentadas, foram analisadas mensagens dos professores formadores ao longo de um curso oferecido na modalidade a distância para professores em formação continuada e inicial, identificando as marcas da presença de ensino e apontando para as mediações adequadas e/ou possíveis lacunas. Os resultados apontam que o professor deve estar cada vez mais atento aos tipos de feedbacks que fornece e à presença de ensino no sentido de Garrison e colaboradores (2000, 2001).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6765
10.21723/riaee.v9i3.6765
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6765
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i3.6765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6765/5298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 561-571
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 561-571
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853497581568