Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486 |
Resumo: | Esta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial. |
id |
UNESP-15_98d60aeac097a336eb50b905c29d642a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6486 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionadoEsta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/648610.21723/riaee.v8i1.6486Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 252-274Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 252-2741982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486/4795Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoIvo, Andressa AitaConceição, Victor Julierme Santos daIlha, Franciele Roos da SilvaKrug, Rodrigo de Rosso2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6486Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado |
title |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado |
spellingShingle |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado Krug, Hugo Norberto |
title_short |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado |
title_full |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado |
title_fullStr |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado |
title_full_unstemmed |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado |
title_sort |
Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado |
author |
Krug, Hugo Norberto |
author_facet |
Krug, Hugo Norberto Ivo, Andressa Aita Conceição, Victor Julierme Santos da Ilha, Franciele Roos da Silva Krug, Rodrigo de Rosso |
author_role |
author |
author2 |
Ivo, Andressa Aita Conceição, Victor Julierme Santos da Ilha, Franciele Roos da Silva Krug, Rodrigo de Rosso |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto Ivo, Andressa Aita Conceição, Victor Julierme Santos da Ilha, Franciele Roos da Silva Krug, Rodrigo de Rosso |
description |
Esta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486 10.21723/riaee.v8i1.6486 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i1.6486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486/4795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 252-274 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 252-274 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853160988672 |