Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos,Nora Ney Santos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Villani,Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100007
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma experiência de formação continuada com professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que envolveu também licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. O ponto fundamental foi o início de colaboração entre Universidade e Escola que a pesquisadora, responsável tanto pela formação inicial quanto continuada, conseguiu realizar. Isso permitiu o desenvolvimento de uma mudança curricular por parte dos professores da escola, assim como uma reflexão mais aprofundada dos estagiários sobre a realidade escolar e a prática docente. A análise e interpretação será conduzida a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos.
id UNESP-22_03806f01e994bc6b5295bf7ee7ca5ff2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132006000100007
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuadaFormação continuadaFormação inicialAssessoria pedagógicaPsicanálise e educaçãoApresentamos neste trabalho uma experiência de formação continuada com professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que envolveu também licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. O ponto fundamental foi o início de colaboração entre Universidade e Escola que a pesquisadora, responsável tanto pela formação inicial quanto continuada, conseguiu realizar. Isso permitiu o desenvolvimento de uma mudança curricular por parte dos professores da escola, assim como uma reflexão mais aprofundada dos estagiários sobre a realidade escolar e a prática docente. A análise e interpretação será conduzida a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100007Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.1 2006reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132006000100007info:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos,Nora Ney SantosVillani,Albertopor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132006000100007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:28.839346Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
title Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
spellingShingle Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
Barcelos,Nora Ney Santos
Formação continuada
Formação inicial
Assessoria pedagógica
Psicanálise e educação
title_short Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
title_full Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
title_fullStr Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
title_full_unstemmed Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
title_sort Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada
author Barcelos,Nora Ney Santos
author_facet Barcelos,Nora Ney Santos
Villani,Alberto
author_role author
author2 Villani,Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos,Nora Ney Santos
Villani,Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Formação inicial
Assessoria pedagógica
Psicanálise e educação
topic Formação continuada
Formação inicial
Assessoria pedagógica
Psicanálise e educação
description Apresentamos neste trabalho uma experiência de formação continuada com professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que envolveu também licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. O ponto fundamental foi o início de colaboração entre Universidade e Escola que a pesquisadora, responsável tanto pela formação inicial quanto continuada, conseguiu realizar. Isso permitiu o desenvolvimento de uma mudança curricular por parte dos professores da escola, assim como uma reflexão mais aprofundada dos estagiários sobre a realidade escolar e a prática docente. A análise e interpretação será conduzida a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132006000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.1 2006
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955359518720