Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Erivanildo Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Wartha,Edson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200337
Resumo: Resumo: Neste estudo discutiremos aspectos epistemológicos e pedagógicos fulcrais e subjacentes ao delineamento de Sequências de Ensino e Aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências, sobretudo destacando a abordagem desses materiais na escola secundária. Tal delineamento está embasado em um modelo didático que considera elementos das relações conceito-contexto, na dimensão epistêmica, estudante-professor, na dimensão pedagógica. Embasados nesse modelo, defendemos que essa estrutura pode ser útil tanto para pesquisadores (escolhas e hipóteses mais explícitas) e professores (organização mais dialógica no processo de ensino e aprendizagem) no que tange a pesquisa e o ensino de Ciências.
id UNESP-22_41c3ea2c06f994892ef09027e402eb77
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000200337
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de CiênciasEnsino de ciênciasContexto e conceitoSequências de ensino e aprendizagemResumo: Neste estudo discutiremos aspectos epistemológicos e pedagógicos fulcrais e subjacentes ao delineamento de Sequências de Ensino e Aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências, sobretudo destacando a abordagem desses materiais na escola secundária. Tal delineamento está embasado em um modelo didático que considera elementos das relações conceito-contexto, na dimensão epistêmica, estudante-professor, na dimensão pedagógica. Embasados nesse modelo, defendemos que essa estrutura pode ser útil tanto para pesquisadores (escolhas e hipóteses mais explícitas) e professores (organização mais dialógica no processo de ensino e aprendizagem) no que tange a pesquisa e o ensino de Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200337Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180020006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Erivanildo LopesWartha,Edson Josépor2018-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000200337Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:05.667162Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
title Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
spellingShingle Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
Silva,Erivanildo Lopes
Ensino de ciências
Contexto e conceito
Sequências de ensino e aprendizagem
title_short Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
title_full Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
title_fullStr Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
title_full_unstemmed Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
title_sort Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências
author Silva,Erivanildo Lopes
author_facet Silva,Erivanildo Lopes
Wartha,Edson José
author_role author
author2 Wartha,Edson José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Erivanildo Lopes
Wartha,Edson José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Contexto e conceito
Sequências de ensino e aprendizagem
topic Ensino de ciências
Contexto e conceito
Sequências de ensino e aprendizagem
description Resumo: Neste estudo discutiremos aspectos epistemológicos e pedagógicos fulcrais e subjacentes ao delineamento de Sequências de Ensino e Aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências, sobretudo destacando a abordagem desses materiais na escola secundária. Tal delineamento está embasado em um modelo didático que considera elementos das relações conceito-contexto, na dimensão epistêmica, estudante-professor, na dimensão pedagógica. Embasados nesse modelo, defendemos que essa estrutura pode ser útil tanto para pesquisadores (escolhas e hipóteses mais explícitas) e professores (organização mais dialógica no processo de ensino e aprendizagem) no que tange a pesquisa e o ensino de Ciências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200337
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180020006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958009270272