A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnorr,Samuel Molina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pietrocola,Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100227
Resumo: Resumo: Nesta investigação analisamos a emergência dos mecanismos discursivos e argumentativos utilizados por pesquisadores brasileiros para abordar as noções de formação, livro didático e ambiental em artigos de educação em ciências publicados nos últimos 25 anos (1994-2018). A partir de um banco de dados com 3014 artigos que abordam o ensino de ciências, selecionamos os textos que continham uma dessas noções. Construímos redes semânticas a partir de ferramentas da análise do discurso para selecionar 10 textos de cada noção (30 no total), a partir das unidades com maior frequência. Os resultados indicaram a existência de um estranhamento no discurso dos pesquisadores, como se cotejassem o papel da pedagogia na educação em ciências. As pesquisas analisadas sugerem um enfrentamento a uma visão cientificista da área e uma ausência dos saberes educacionais em temáticas do ensino de ciências. As problematizações que estão sendo adicionadas na área pelos pesquisadores são influenciadas, sobretudo, pela presença do discurso pedagógico.
id UNESP-22_6ec290fe3ccfac32d11d32fde85ca5ae
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100227
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em CiênciasEducação ambientalLivro didáticoConhecimento científicoConhecimento pedagógicoRevisão de literaturaResumo: Nesta investigação analisamos a emergência dos mecanismos discursivos e argumentativos utilizados por pesquisadores brasileiros para abordar as noções de formação, livro didático e ambiental em artigos de educação em ciências publicados nos últimos 25 anos (1994-2018). A partir de um banco de dados com 3014 artigos que abordam o ensino de ciências, selecionamos os textos que continham uma dessas noções. Construímos redes semânticas a partir de ferramentas da análise do discurso para selecionar 10 textos de cada noção (30 no total), a partir das unidades com maior frequência. Os resultados indicaram a existência de um estranhamento no discurso dos pesquisadores, como se cotejassem o papel da pedagogia na educação em ciências. As pesquisas analisadas sugerem um enfrentamento a uma visão cientificista da área e uma ausência dos saberes educacionais em temáticas do ensino de ciências. As problematizações que estão sendo adicionadas na área pelos pesquisadores são influenciadas, sobretudo, pela presença do discurso pedagógico.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100227Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210029info:eu-repo/semantics/openAccessSchnorr,Samuel MolinaPietrocola,Mauríciopor2021-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100227Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:17.962657Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
title A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
spellingShingle A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
Schnorr,Samuel Molina
Educação ambiental
Livro didático
Conhecimento científico
Conhecimento pedagógico
Revisão de literatura
title_short A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
title_full A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
title_fullStr A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
title_full_unstemmed A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
title_sort A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
author Schnorr,Samuel Molina
author_facet Schnorr,Samuel Molina
Pietrocola,Maurício
author_role author
author2 Pietrocola,Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnorr,Samuel Molina
Pietrocola,Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Livro didático
Conhecimento científico
Conhecimento pedagógico
Revisão de literatura
topic Educação ambiental
Livro didático
Conhecimento científico
Conhecimento pedagógico
Revisão de literatura
description Resumo: Nesta investigação analisamos a emergência dos mecanismos discursivos e argumentativos utilizados por pesquisadores brasileiros para abordar as noções de formação, livro didático e ambiental em artigos de educação em ciências publicados nos últimos 25 anos (1994-2018). A partir de um banco de dados com 3014 artigos que abordam o ensino de ciências, selecionamos os textos que continham uma dessas noções. Construímos redes semânticas a partir de ferramentas da análise do discurso para selecionar 10 textos de cada noção (30 no total), a partir das unidades com maior frequência. Os resultados indicaram a existência de um estranhamento no discurso dos pesquisadores, como se cotejassem o papel da pedagogia na educação em ciências. As pesquisas analisadas sugerem um enfrentamento a uma visão cientificista da área e uma ausência dos saberes educacionais em temáticas do ensino de ciências. As problematizações que estão sendo adicionadas na área pelos pesquisadores são influenciadas, sobretudo, pela presença do discurso pedagógico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100227
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959004368896