Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585 |
Resumo: | Resumo: A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola. |
id |
UNESP-22_e7b8065c6dfd7ed19a32d457641ff88c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000300585 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolarFormação inicial de professoresPrática docenteEstágioEnsino de biologiaEnsino médioResumo: A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030003info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Regiane Stafim daSantos,Marina Rosa Stec dosDittrich,JaquelineVicentini,MaiaraStavis,Liege da Silva OliveiraCruz,Christiane Gioppo Marques dapor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300585Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.310721Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar |
title |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar |
spellingShingle |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar Cunha,Regiane Stafim da Formação inicial de professores Prática docente Estágio Ensino de biologia Ensino médio |
title_short |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar |
title_full |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar |
title_fullStr |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar |
title_sort |
Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar |
author |
Cunha,Regiane Stafim da |
author_facet |
Cunha,Regiane Stafim da Santos,Marina Rosa Stec dos Dittrich,Jaqueline Vicentini,Maiara Stavis,Liege da Silva Oliveira Cruz,Christiane Gioppo Marques da |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Marina Rosa Stec dos Dittrich,Jaqueline Vicentini,Maiara Stavis,Liege da Silva Oliveira Cruz,Christiane Gioppo Marques da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha,Regiane Stafim da Santos,Marina Rosa Stec dos Dittrich,Jaqueline Vicentini,Maiara Stavis,Liege da Silva Oliveira Cruz,Christiane Gioppo Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Prática docente Estágio Ensino de biologia Ensino médio |
topic |
Formação inicial de professores Prática docente Estágio Ensino de biologia Ensino médio |
description |
Resumo: A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160030003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957590888448 |