Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Regiane Stafim da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos,Marina Rosa Stec dos, Dittrich,Jaqueline, Vicentini,Maiara, Stavis,Liege da Silva Oliveira, Cruz,Christiane Gioppo Marques da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585
Resumo: Resumo: A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola.
id UNESP-22_e7b8065c6dfd7ed19a32d457641ff88c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000300585
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolarFormação inicial de professoresPrática docenteEstágioEnsino de biologiaEnsino médioResumo: A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030003info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Regiane Stafim daSantos,Marina Rosa Stec dosDittrich,JaquelineVicentini,MaiaraStavis,Liege da Silva OliveiraCruz,Christiane Gioppo Marques dapor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300585Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.310721Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
title Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
spellingShingle Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
Cunha,Regiane Stafim da
Formação inicial de professores
Prática docente
Estágio
Ensino de biologia
Ensino médio
title_short Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
title_full Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
title_fullStr Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
title_full_unstemmed Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
title_sort Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar
author Cunha,Regiane Stafim da
author_facet Cunha,Regiane Stafim da
Santos,Marina Rosa Stec dos
Dittrich,Jaqueline
Vicentini,Maiara
Stavis,Liege da Silva Oliveira
Cruz,Christiane Gioppo Marques da
author_role author
author2 Santos,Marina Rosa Stec dos
Dittrich,Jaqueline
Vicentini,Maiara
Stavis,Liege da Silva Oliveira
Cruz,Christiane Gioppo Marques da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Regiane Stafim da
Santos,Marina Rosa Stec dos
Dittrich,Jaqueline
Vicentini,Maiara
Stavis,Liege da Silva Oliveira
Cruz,Christiane Gioppo Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Prática docente
Estágio
Ensino de biologia
Ensino médio
topic Formação inicial de professores
Prática docente
Estágio
Ensino de biologia
Ensino médio
description Resumo: A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160030003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957590888448