Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alexsandro Alberto da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo,Monica Lopes Folena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257
Resumo: Resumo: A formação continuada se dá pela construção de conhecimentos didático-pedagógicos que possibilitam o exercício da docência. No entanto, muitas vezes, são pouco valorizados no processo formativo e na vivência, principalmente, dos supervisores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no chão das escolas. Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar concepções de professores coordenadores e supervisores do Pibid Biologia acerca das ações e contribuições em seu processo formativo. A partir da análise de entrevistas realizadas é possível inferir que o Pibid desempenhou importante papel na formação de uma identidade profissional docente, pois proporciona aos coordenadores e supervisores uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor reflexivo-investigativo, graças à troca entre escola e universidade. O programa contribuiu para a formação de professores, possibilitando a criação de oportunidades de vivência da prática docente baseada na reflexão crítica das suas próprias ações.
id UNESP-22_fe0e3734bb92c27b250e00513857e3d5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100257
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativoEnsino de biologiaFormação continuada do professorPibidIdentidade profissionalPrática docenteResumo: A formação continuada se dá pela construção de conhecimentos didático-pedagógicos que possibilitam o exercício da docência. No entanto, muitas vezes, são pouco valorizados no processo formativo e na vivência, principalmente, dos supervisores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no chão das escolas. Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar concepções de professores coordenadores e supervisores do Pibid Biologia acerca das ações e contribuições em seu processo formativo. A partir da análise de entrevistas realizadas é possível inferir que o Pibid desempenhou importante papel na formação de uma identidade profissional docente, pois proporciona aos coordenadores e supervisores uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor reflexivo-investigativo, graças à troca entre escola e universidade. O programa contribuiu para a formação de professores, possibilitando a criação de oportunidades de vivência da prática docente baseada na reflexão crítica das suas próprias ações.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210059info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alexsandro Alberto daAraújo,Monica Lopes Folenapor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100257Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.738851Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
title Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
spellingShingle Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
Silva,Alexsandro Alberto da
Ensino de biologia
Formação continuada do professor
Pibid
Identidade profissional
Prática docente
title_short Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
title_full Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
title_fullStr Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
title_full_unstemmed Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
title_sort Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
author Silva,Alexsandro Alberto da
author_facet Silva,Alexsandro Alberto da
Araújo,Monica Lopes Folena
author_role author
author2 Araújo,Monica Lopes Folena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Alexsandro Alberto da
Araújo,Monica Lopes Folena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Formação continuada do professor
Pibid
Identidade profissional
Prática docente
topic Ensino de biologia
Formação continuada do professor
Pibid
Identidade profissional
Prática docente
description Resumo: A formação continuada se dá pela construção de conhecimentos didático-pedagógicos que possibilitam o exercício da docência. No entanto, muitas vezes, são pouco valorizados no processo formativo e na vivência, principalmente, dos supervisores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no chão das escolas. Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar concepções de professores coordenadores e supervisores do Pibid Biologia acerca das ações e contribuições em seu processo formativo. A partir da análise de entrevistas realizadas é possível inferir que o Pibid desempenhou importante papel na formação de uma identidade profissional docente, pois proporciona aos coordenadores e supervisores uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor reflexivo-investigativo, graças à troca entre escola e universidade. O programa contribuiu para a formação de professores, possibilitando a criação de oportunidades de vivência da prática docente baseada na reflexão crítica das suas próprias ações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959206744064