Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257 |
Resumo: | Resumo: A formação continuada se dá pela construção de conhecimentos didático-pedagógicos que possibilitam o exercício da docência. No entanto, muitas vezes, são pouco valorizados no processo formativo e na vivência, principalmente, dos supervisores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no chão das escolas. Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar concepções de professores coordenadores e supervisores do Pibid Biologia acerca das ações e contribuições em seu processo formativo. A partir da análise de entrevistas realizadas é possível inferir que o Pibid desempenhou importante papel na formação de uma identidade profissional docente, pois proporciona aos coordenadores e supervisores uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor reflexivo-investigativo, graças à troca entre escola e universidade. O programa contribuiu para a formação de professores, possibilitando a criação de oportunidades de vivência da prática docente baseada na reflexão crítica das suas próprias ações. |
id |
UNESP-22_fe0e3734bb92c27b250e00513857e3d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100257 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativoEnsino de biologiaFormação continuada do professorPibidIdentidade profissionalPrática docenteResumo: A formação continuada se dá pela construção de conhecimentos didático-pedagógicos que possibilitam o exercício da docência. No entanto, muitas vezes, são pouco valorizados no processo formativo e na vivência, principalmente, dos supervisores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no chão das escolas. Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar concepções de professores coordenadores e supervisores do Pibid Biologia acerca das ações e contribuições em seu processo formativo. A partir da análise de entrevistas realizadas é possível inferir que o Pibid desempenhou importante papel na formação de uma identidade profissional docente, pois proporciona aos coordenadores e supervisores uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor reflexivo-investigativo, graças à troca entre escola e universidade. O programa contribuiu para a formação de professores, possibilitando a criação de oportunidades de vivência da prática docente baseada na reflexão crítica das suas próprias ações.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210059info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alexsandro Alberto daAraújo,Monica Lopes Folenapor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100257Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.738851Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo |
title |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo |
spellingShingle |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo Silva,Alexsandro Alberto da Ensino de biologia Formação continuada do professor Pibid Identidade profissional Prática docente |
title_short |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo |
title_full |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo |
title_fullStr |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo |
title_full_unstemmed |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo |
title_sort |
Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo |
author |
Silva,Alexsandro Alberto da |
author_facet |
Silva,Alexsandro Alberto da Araújo,Monica Lopes Folena |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Monica Lopes Folena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Alexsandro Alberto da Araújo,Monica Lopes Folena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Formação continuada do professor Pibid Identidade profissional Prática docente |
topic |
Ensino de biologia Formação continuada do professor Pibid Identidade profissional Prática docente |
description |
Resumo: A formação continuada se dá pela construção de conhecimentos didático-pedagógicos que possibilitam o exercício da docência. No entanto, muitas vezes, são pouco valorizados no processo formativo e na vivência, principalmente, dos supervisores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no chão das escolas. Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar concepções de professores coordenadores e supervisores do Pibid Biologia acerca das ações e contribuições em seu processo formativo. A partir da análise de entrevistas realizadas é possível inferir que o Pibid desempenhou importante papel na formação de uma identidade profissional docente, pois proporciona aos coordenadores e supervisores uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor reflexivo-investigativo, graças à troca entre escola e universidade. O programa contribuiu para a formação de professores, possibilitando a criação de oportunidades de vivência da prática docente baseada na reflexão crítica das suas próprias ações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959206744064 |