Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Neto, José de Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Esteves, Bruno José Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas. Palavras-chave: Internacionalização; Floricultura; Marketing Internacional; Estratégia.
id UNESP-2_4766b66454d03dccd09d6b2a97a3926a
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/878
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casosO presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas. Palavras-chave: Internacionalização; Floricultura; Marketing Internacional; Estratégia.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/87810.15675/gepros.v0i2.878Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 1131984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878/351Barros Neto, José de PaulaEsteves, Bruno José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-12T00:24:48Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/878Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-12T00:24:48GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
spellingShingle Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
Barros Neto, José de Paula
title_short Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_full Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_fullStr Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_full_unstemmed Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_sort Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
author Barros Neto, José de Paula
author_facet Barros Neto, José de Paula
Esteves, Bruno José Pereira
author_role author
author2 Esteves, Bruno José Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Neto, José de Paula
Esteves, Bruno José Pereira
description O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas. Palavras-chave: Internacionalização; Floricultura; Marketing Internacional; Estratégia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878
10.15675/gepros.v0i2.878
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i2.878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878/351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 113
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696268853248