Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas. Palavras-chave: Internacionalização; Floricultura; Marketing Internacional; Estratégia. |
id |
UNESP-2_4766b66454d03dccd09d6b2a97a3926a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/878 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casosO presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas. Palavras-chave: Internacionalização; Floricultura; Marketing Internacional; Estratégia.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/87810.15675/gepros.v0i2.878Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 1131984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878/351Barros Neto, José de PaulaEsteves, Bruno José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-12T00:24:48Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/878Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-12T00:24:48GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
spellingShingle |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos Barros Neto, José de Paula |
title_short |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_full |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_fullStr |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_sort |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
author |
Barros Neto, José de Paula |
author_facet |
Barros Neto, José de Paula Esteves, Bruno José Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Esteves, Bruno José Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros Neto, José de Paula Esteves, Bruno José Pereira |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas. Palavras-chave: Internacionalização; Floricultura; Marketing Internacional; Estratégia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878 10.15675/gepros.v0i2.878 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v0i2.878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/878/351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 113 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215696268853248 |