Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562
Resumo: Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do onstrutivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.
id UNESP-35_61ba78f9991902d281ab4f5c2b141b92
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/562
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Avaliação Escolar como Situação de AprendizagemAvaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem.Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do onstrutivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/56210.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 55-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 55-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 55-791984-165510.5555/repeg.v1i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562/451Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento (UFU), Ruben de Oliveira2022-02-01T17:20:12Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/562Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:20:12Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
title Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
spellingShingle Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira
Avaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem.
title_short Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
title_full Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
title_fullStr Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
title_sort Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
author Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira
author_facet Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem.
topic Avaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem.
description Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do onstrutivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562
10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562/451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 55-79
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 55-79
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 55-79
1984-1655
10.5555/repeg.v1i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037434650624