Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562 |
Resumo: | Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do onstrutivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame. |
id |
UNESP-35_61ba78f9991902d281ab4f5c2b141b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/562 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Escolar como Situação de AprendizagemAvaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem.Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do onstrutivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/56210.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 55-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 55-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 55-791984-165510.5555/repeg.v1i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562/451Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento (UFU), Ruben de Oliveira2022-02-01T17:20:12Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/562Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:20:12Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem |
title |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira Avaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem. |
title_short |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem |
title_full |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem |
title_sort |
Avaliação Escolar como Situação de Aprendizagem |
author |
Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira |
author_facet |
Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento (UFU), Ruben de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem. |
topic |
Avaliação Escolar; Epistemologia Genética; Metacognição; Psicologia da Aprendizagem. |
description |
Com base em literatura especializada em Psicologia da Aprendizagem, em fundamentos da Epistemologia Genética e em pressupostos do onstrutivismo sobre Avaliação, analisou-se a possibilidade de abordar avaliações escolares como situações de aprendizagem, propondo o exame reflexivo da relação entre questões de prova e capacidades intelectuais requeridas pelas mesmas, como um rico vetor pedagógico e psicológico favorecedor do desenvolvimento de competências cognitivas, de recursos metacognitivos e da construção de conhecimento escolar. Para tanto, apresentou-se uma proposta de atividade prática com avaliações já realizadas, colocando o aluno como principal sujeito no processo de exame reflexivo mencionado, enfatizando as estratégias de aprendizagem como fator central nesse exame. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562 10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p55-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/562/451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 55-79 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 55-79 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 55-79 1984-1655 10.5555/repeg.v1i2 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037434650624 |