DESENVOLVIMENTO MORAL E MARGINALIZAÇÃO SOCIAL: JULGAMENTO MORAL DE CRIANÇAS DE BAIRROS MARGINALIZADOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10753 |
Resumo: | O presente trabalho se refere a uma análise sobre o julgamento moral de crianças que vivem em condições de extrema pobreza e marginalizadas pela sociedade. Pesquisas brasileiras de caráter psicossocial pontaram importantes questões para a explicação do fenômeno de marginalização social e desenvolvimento cognitivo das crianças que vivem nas favelas brasileiras. A partir desses estudos, que apontam para as relações sociais que influenciam no desenvolvimento cognitivo dessas crianças, levantamos a questão do desenvolvimento moral. Assim, perguntamo-nos qual o processo do desenvolvimento moral das crianças que vivem na extrema pobreza e marginalizadas socialmente? Para esse fim, realizamos entrevistas junto a crianças de bairros marginalizados para verificarmos a tendência do julgamento moral e as causas do seu desenvolvimento. Os resultados mostraram um predomínio da moral heterônoma das crianças até dez anos de idade e um começo para a autonomia nas crianças de onze e doze anos. Concluímos que a opressão social e cultural dificulta decisivamente no seu dese |
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DESENVOLVIMENTO MORAL E MARGINALIZAÇÃO SOCIAL: JULGAMENTO MORAL DE CRIANÇAS DE BAIRROS MARGINALIZADOSDesenvolvimento moralJulgamento moralMarginação socialO presente trabalho se refere a uma análise sobre o julgamento moral de crianças que vivem em condições de extrema pobreza e marginalizadas pela sociedade. Pesquisas brasileiras de caráter psicossocial pontaram importantes questões para a explicação do fenômeno de marginalização social e desenvolvimento cognitivo das crianças que vivem nas favelas brasileiras. A partir desses estudos, que apontam para as relações sociais que influenciam no desenvolvimento cognitivo dessas crianças, levantamos a questão do desenvolvimento moral. Assim, perguntamo-nos qual o processo do desenvolvimento moral das crianças que vivem na extrema pobreza e marginalizadas socialmente? Para esse fim, realizamos entrevistas junto a crianças de bairros marginalizados para verificarmos a tendência do julgamento moral e as causas do seu desenvolvimento. Os resultados mostraram um predomínio da moral heterônoma das crianças até dez anos de idade e um começo para a autonomia nas crianças de onze e doze anos. Concluímos que a opressão social e cultural dificulta decisivamente no seu deseFaculdade de Filosofia e Ciências2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1075310.36311/1984-1655.2020.v12n1.p206-232Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 1 (2020); 205-231Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 1 (2020); 205-231Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 205-2311984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10753/6699Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maíra de Oliveira2022-01-31T17:59:49Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10753Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-31T17:59:49Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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