A CRISE NA SOCIEDADE DO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/496 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca da suposta crise da sociedade do trabalho e suas conseqüências tanto para o debate nas ciências sociais, como também para a contextualização da categoria trabalho no currículo do ensino médio. Tendo em vista o fato de o trabalho representar para o pensamento social clássico um referencial importante para a explicação dos fenômenos sociais, o paradigma contemporâneo de profundas metamorfoses no mundo do trabalho e o advento da nova questão social (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995) trazem a necessidade de repensarmos as matrizes teóricas que fundamentam algumas interpretações da vida social no contexto atual, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada. À luz de alguns referenciais teóricos da sociologia do trabalho, buscamos delinear sob a forma de um ensaio a discussão sobre as dimensões do social e do político na contemporaneidade e a importância desse debate na contextualização dos conteúdos curriculares do ensino médio brasileiro. |
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A CRISE NA SOCIEDADE DO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIOCrise da sociedade do trabalho. Educação e trabalho. Contextualização dos conteúdos curriculares do ensino médio.O artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca da suposta crise da sociedade do trabalho e suas conseqüências tanto para o debate nas ciências sociais, como também para a contextualização da categoria trabalho no currículo do ensino médio. Tendo em vista o fato de o trabalho representar para o pensamento social clássico um referencial importante para a explicação dos fenômenos sociais, o paradigma contemporâneo de profundas metamorfoses no mundo do trabalho e o advento da nova questão social (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995) trazem a necessidade de repensarmos as matrizes teóricas que fundamentam algumas interpretações da vida social no contexto atual, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada. À luz de alguns referenciais teóricos da sociologia do trabalho, buscamos delinear sob a forma de um ensaio a discussão sobre as dimensões do social e do político na contemporaneidade e a importância desse debate na contextualização dos conteúdos curriculares do ensino médio brasileiro.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/49610.36311/1519-0110.2010.v11n2.496ORG & DEMO; v. 11 n. 2 (2010); 133-150ORG & DEMO; Vol. 11 No. 2 (2010); 133-150ORG & DEMO; Vol. 11 Núm. 2 (2010); 133-1502238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/496/403Copyright (c) 2022 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTORRES, Julio CesarDAVID, AlessandraLOPES, Silvana Fernandes2022-02-08T00:40:04Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/496Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-08T00:40:04Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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