Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384 |
Resumo: | O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores. |
id |
UNESP-7_0f996610e38143c70759fdf42a4ec481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4384 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professoresFormação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentesCurso de Formação de ProfessoresO conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 16 - 37Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 16 - 37Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 16 - 371981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384/4341Marcon, DanielGraça, Amândio Braga dos SantosNascimento, Juarez Vieira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-15T19:17:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4384Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-05-15T19:17:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores |
title |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores |
spellingShingle |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores Marcon, Daniel Formação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentes Curso de Formação de Professores |
title_short |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores |
title_full |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores |
title_fullStr |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores |
title_full_unstemmed |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores |
title_sort |
Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores |
author |
Marcon, Daniel |
author_facet |
Marcon, Daniel Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Daniel Graça, Amândio Braga dos Santos Nascimento, Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentes Curso de Formação de Professores |
topic |
Formação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentes Curso de Formação de Professores |
description |
O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384/4341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 16 - 37 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 16 - 37 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 16 - 37 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811415080961 |