A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057 |
Resumo: | Resumo Este ensaio analisa as implicações do Programa Mais Educação (2010-2013) na garantia de uma educação de qualidade a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas e voluntariado. O referido programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e objetiva a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. A intenção proclamada é reduzir as desigualdades educacionais, promover a valorização da diversidade cultural e garantir uma educação de qualidade. Para tanto, procura-se induzir a participação de atores da sociedade civil no mapeamento de espaços para o funcionamento da educação em tempo integral, na gestão e na oferta de atividades complementares. Trata-se de um estudo qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica e análise documental, que evidencia uma política focalizada e pautada no discurso da participação da sociedade civil como mecanismo de assunção de responsabilidades do Estado sem impactos significativos na qualidade da educação. Palavras-chave: Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação. |
id |
UNESP-7_7672ab55d4e3b84151e7c5e40956eb48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9057 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais EducaçãoEducação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.Educação em tempo integralResumo Este ensaio analisa as implicações do Programa Mais Educação (2010-2013) na garantia de uma educação de qualidade a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas e voluntariado. O referido programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e objetiva a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. A intenção proclamada é reduzir as desigualdades educacionais, promover a valorização da diversidade cultural e garantir uma educação de qualidade. Para tanto, procura-se induzir a participação de atores da sociedade civil no mapeamento de espaços para o funcionamento da educação em tempo integral, na gestão e na oferta de atividades complementares. Trata-se de um estudo qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica e análise documental, que evidencia uma política focalizada e pautada no discurso da participação da sociedade civil como mecanismo de assunção de responsabilidades do Estado sem impactos significativos na qualidade da educação. Palavras-chave: Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/905710.18675/1981-8106.vol25.n50.p490-503Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 490-503Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 490-503Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 490-5031981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/7330https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/10134Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchimonek, Elisangela Maria Pereira2018-04-11T13:49:28Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9057Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:49:28EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação |
title |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação |
spellingShingle |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação Schimonek, Elisangela Maria Pereira Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação. Educação em tempo integral |
title_short |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação |
title_full |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação |
title_fullStr |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação |
title_full_unstemmed |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação |
title_sort |
A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação |
author |
Schimonek, Elisangela Maria Pereira |
author_facet |
Schimonek, Elisangela Maria Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schimonek, Elisangela Maria Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação. Educação em tempo integral |
topic |
Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação. Educação em tempo integral |
description |
Resumo Este ensaio analisa as implicações do Programa Mais Educação (2010-2013) na garantia de uma educação de qualidade a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas e voluntariado. O referido programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e objetiva a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. A intenção proclamada é reduzir as desigualdades educacionais, promover a valorização da diversidade cultural e garantir uma educação de qualidade. Para tanto, procura-se induzir a participação de atores da sociedade civil no mapeamento de espaços para o funcionamento da educação em tempo integral, na gestão e na oferta de atividades complementares. Trata-se de um estudo qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica e análise documental, que evidencia uma política focalizada e pautada no discurso da participação da sociedade civil como mecanismo de assunção de responsabilidades do Estado sem impactos significativos na qualidade da educação. Palavras-chave: Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p490-503 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p490-503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/7330 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/10134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 490-503 Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 490-503 Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 490-503 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215812050518017 |