A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimonek, Elisangela Maria Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057
Resumo: Resumo Este ensaio analisa as implicações do Programa Mais Educação (2010-2013) na garantia de uma educação de qualidade a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas e voluntariado. O referido programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e objetiva a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. A intenção proclamada é reduzir as desigualdades educacionais, promover a valorização da diversidade cultural e garantir uma educação de qualidade. Para tanto, procura-se induzir a participação de atores da sociedade civil no mapeamento de espaços para o funcionamento da educação em tempo integral, na gestão e na oferta de atividades complementares. Trata-se de um estudo qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica e análise documental, que evidencia uma política focalizada e pautada no discurso da participação da sociedade civil como mecanismo de assunção de responsabilidades do Estado sem impactos significativos na qualidade da educação. Palavras-chave: Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.
id UNESP-7_7672ab55d4e3b84151e7c5e40956eb48
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9057
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais EducaçãoEducação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.Educação em tempo integralResumo Este ensaio analisa as implicações do Programa Mais Educação (2010-2013) na garantia de uma educação de qualidade a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas e voluntariado. O referido programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e objetiva a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. A intenção proclamada é reduzir as desigualdades educacionais, promover a valorização da diversidade cultural e garantir uma educação de qualidade. Para tanto, procura-se induzir a participação de atores da sociedade civil no mapeamento de espaços para o funcionamento da educação em tempo integral, na gestão e na oferta de atividades complementares. Trata-se de um estudo qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica e análise documental, que evidencia uma política focalizada e pautada no discurso da participação da sociedade civil como mecanismo de assunção de responsabilidades do Estado sem impactos significativos na qualidade da educação. Palavras-chave: Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/905710.18675/1981-8106.vol25.n50.p490-503Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 490-503Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 490-503Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 490-5031981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/7330https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/10134Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchimonek, Elisangela Maria Pereira2018-04-11T13:49:28Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9057Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:49:28EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
title A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
spellingShingle A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
Schimonek, Elisangela Maria Pereira
Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.
Educação em tempo integral
title_short A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
title_full A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
title_fullStr A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
title_full_unstemmed A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
title_sort A qualidade do ensino público e a privatização via Programa Mais Educação
author Schimonek, Elisangela Maria Pereira
author_facet Schimonek, Elisangela Maria Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schimonek, Elisangela Maria Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.
Educação em tempo integral
topic Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.
Educação em tempo integral
description Resumo Este ensaio analisa as implicações do Programa Mais Educação (2010-2013) na garantia de uma educação de qualidade a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas e voluntariado. O referido programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e objetiva a ampliação da jornada escolar por meio da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. A intenção proclamada é reduzir as desigualdades educacionais, promover a valorização da diversidade cultural e garantir uma educação de qualidade. Para tanto, procura-se induzir a participação de atores da sociedade civil no mapeamento de espaços para o funcionamento da educação em tempo integral, na gestão e na oferta de atividades complementares. Trata-se de um estudo qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica e análise documental, que evidencia uma política focalizada e pautada no discurso da participação da sociedade civil como mecanismo de assunção de responsabilidades do Estado sem impactos significativos na qualidade da educação. Palavras-chave: Educação em tempo integral. Público-privado. Voluntariado. Direito à educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p490-503
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p490-503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/7330
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9057/10134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 490-503
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 490-503
Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 490-503
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812050518017