A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366 |
Resumo: | Neste trabalho, pretendeu-se investigar a eficacia da utilizacao do RPG A Saga da Fisica como estrategia didatica dentro da disciplina de Historia e Epistemologia da Fisica, do curso de Licenciatura em Fisica de uma universidade privada do sul do Brasil, em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas de realidade do RPG e relacionassem suas motivacoes internas com as motivações dos personagens historicos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas cientificas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar em relacao a Historia da Ciencia. Ao final da sequencia de episodios, um questionario, contendo questoes fechadas e abertas, sobre suas impressoes foi aplicado aos 15 alunos matriculados. A analise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos, ainda que parcialmente. |
id |
UNESPAR_6664eaf027775f7c7ec61222f3a6ded1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5366 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da FísicaNeste trabalho, pretendeu-se investigar a eficacia da utilizacao do RPG A Saga da Fisica como estrategia didatica dentro da disciplina de Historia e Epistemologia da Fisica, do curso de Licenciatura em Fisica de uma universidade privada do sul do Brasil, em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas de realidade do RPG e relacionassem suas motivacoes internas com as motivações dos personagens historicos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas cientificas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar em relacao a Historia da Ciencia. Ao final da sequencia de episodios, um questionario, contendo questoes fechadas e abertas, sobre suas impressoes foi aplicado aos 15 alunos matriculados. A analise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos, ainda que parcialmente.Universidade Estadual do Paraná2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/536610.33871/nupem.v5i8.184Revista NUPEM; Vol. 5 No. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101Revista NUPEM; v. 5 n. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-1012176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366/3394Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Rossano André Dal-Farrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renato P. dosDal-Farra, Rossano André2022-06-02T22:08:17Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5366Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:17Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física |
title |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física |
spellingShingle |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física Santos, Renato P. dos |
title_short |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física |
title_full |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física |
title_fullStr |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física |
title_full_unstemmed |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física |
title_sort |
A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física |
author |
Santos, Renato P. dos |
author_facet |
Santos, Renato P. dos Dal-Farra, Rossano André |
author_role |
author |
author2 |
Dal-Farra, Rossano André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renato P. dos Dal-Farra, Rossano André |
description |
Neste trabalho, pretendeu-se investigar a eficacia da utilizacao do RPG A Saga da Fisica como estrategia didatica dentro da disciplina de Historia e Epistemologia da Fisica, do curso de Licenciatura em Fisica de uma universidade privada do sul do Brasil, em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas de realidade do RPG e relacionassem suas motivacoes internas com as motivações dos personagens historicos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas cientificas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar em relacao a Historia da Ciencia. Ao final da sequencia de episodios, um questionario, contendo questoes fechadas e abertas, sobre suas impressoes foi aplicado aos 15 alunos matriculados. A analise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos, ainda que parcialmente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366 10.33871/nupem.v5i8.184 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v5i8.184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366/3394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Rossano André Dal-Farra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Rossano André Dal-Farra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 5 No. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101 Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101 Revista NUPEM; v. 5 n. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753695760384 |