A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renato P. dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dal-Farra, Rossano André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366
Resumo: Neste trabalho, pretendeu-se investigar a eficacia da utilizacao do RPG A Saga da Fisica como estrategia didatica dentro da disciplina de Historia e Epistemologia da Fisica, do curso de Licenciatura em Fisica de uma universidade privada do sul do Brasil, em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas de realidade do RPG e relacionassem suas motivacoes internas com as motivações dos personagens historicos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas cientificas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar em relacao a Historia da Ciencia. Ao final da sequencia de episodios, um questionario, contendo questoes fechadas e abertas, sobre suas impressoes foi aplicado aos 15 alunos matriculados. A analise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos, ainda que parcialmente.
id UNESPAR_6664eaf027775f7c7ec61222f3a6ded1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5366
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da FísicaNeste trabalho, pretendeu-se investigar a eficacia da utilizacao do RPG A Saga da Fisica como estrategia didatica dentro da disciplina de Historia e Epistemologia da Fisica, do curso de Licenciatura em Fisica de uma universidade privada do sul do Brasil, em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas de realidade do RPG e relacionassem suas motivacoes internas com as motivações dos personagens historicos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas cientificas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar em relacao a Historia da Ciencia. Ao final da sequencia de episodios, um questionario, contendo questoes fechadas e abertas, sobre suas impressoes foi aplicado aos 15 alunos matriculados. A analise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos, ainda que parcialmente.Universidade Estadual do Paraná2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/536610.33871/nupem.v5i8.184Revista NUPEM; Vol. 5 No. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101Revista NUPEM; v. 5 n. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-1012176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366/3394Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Rossano André Dal-Farrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renato P. dosDal-Farra, Rossano André2022-06-02T22:08:17Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5366Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:17Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
title A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
spellingShingle A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
Santos, Renato P. dos
title_short A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
title_full A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
title_fullStr A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
title_full_unstemmed A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
title_sort A Saga da Física: Um RPG (Role-Playing Game) para o ensino e aprendizagem de História da Física
author Santos, Renato P. dos
author_facet Santos, Renato P. dos
Dal-Farra, Rossano André
author_role author
author2 Dal-Farra, Rossano André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renato P. dos
Dal-Farra, Rossano André
description Neste trabalho, pretendeu-se investigar a eficacia da utilizacao do RPG A Saga da Fisica como estrategia didatica dentro da disciplina de Historia e Epistemologia da Fisica, do curso de Licenciatura em Fisica de uma universidade privada do sul do Brasil, em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas de realidade do RPG e relacionassem suas motivacoes internas com as motivações dos personagens historicos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas cientificas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar em relacao a Historia da Ciencia. Ao final da sequencia de episodios, um questionario, contendo questoes fechadas e abertas, sobre suas impressoes foi aplicado aos 15 alunos matriculados. A analise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos, ainda que parcialmente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366
10.33871/nupem.v5i8.184
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v5i8.184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5366/3394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Rossano André Dal-Farra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Renato P. dos Santos, Rossano André Dal-Farra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 5 No. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101
Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101
Revista NUPEM; v. 5 n. 8 (2013): Revista NUPEM; 91-101
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753695760384