A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387
Resumo: A escola de hoje está inserida na Sociedade da Informação, que é reconhecida pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Barreto, Belloni, Kenski, Lima, Medeiros, Mônaco, Valente entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em situações de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Neste artigo, procuramos colocar em discussão a maneira pela qual professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem o Programa de Inclusão Digital (PID) no município de São Carlos/SP e experimentam a entrada de netbooks na escola.
id UNESPAR_b9e61b1f8ea6c68d6d2975e8f58a0891
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5387
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º anoA escola de hoje está inserida na Sociedade da Informação, que é reconhecida pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Barreto, Belloni, Kenski, Lima, Medeiros, Mônaco, Valente entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em situações de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Neste artigo, procuramos colocar em discussão a maneira pela qual professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem o Programa de Inclusão Digital (PID) no município de São Carlos/SP e experimentam a entrada de netbooks na escola.Universidade Estadual do Paraná2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/538710.33871/nupem.v6i10.228Revista NUPEM; Vol. 6 No. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247Revista NUPEM; v. 6 n. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-2472176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387/3415Copyright (c) 2017 Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Fernanda Cristina GasparOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de2022-06-02T22:08:18Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5387Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:18Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
title A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
spellingShingle A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
title_short A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
title_full A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
title_fullStr A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
title_full_unstemmed A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
title_sort A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
author Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
author_facet Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
author_role author
author2 Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
description A escola de hoje está inserida na Sociedade da Informação, que é reconhecida pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Barreto, Belloni, Kenski, Lima, Medeiros, Mônaco, Valente entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em situações de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Neste artigo, procuramos colocar em discussão a maneira pela qual professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem o Programa de Inclusão Digital (PID) no município de São Carlos/SP e experimentam a entrada de netbooks na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387
10.33871/nupem.v6i10.228
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v6i10.228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387/3415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 6 No. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247
Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247
Revista NUPEM; v. 6 n. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753719877632