A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387 |
Resumo: | A escola de hoje está inserida na Sociedade da Informação, que é reconhecida pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Barreto, Belloni, Kenski, Lima, Medeiros, Mônaco, Valente entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em situações de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Neste artigo, procuramos colocar em discussão a maneira pela qual professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem o Programa de Inclusão Digital (PID) no município de São Carlos/SP e experimentam a entrada de netbooks na escola. |
id |
UNESPAR_b9e61b1f8ea6c68d6d2975e8f58a0891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5387 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º anoA escola de hoje está inserida na Sociedade da Informação, que é reconhecida pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Barreto, Belloni, Kenski, Lima, Medeiros, Mônaco, Valente entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em situações de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Neste artigo, procuramos colocar em discussão a maneira pela qual professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem o Programa de Inclusão Digital (PID) no município de São Carlos/SP e experimentam a entrada de netbooks na escola.Universidade Estadual do Paraná2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/538710.33871/nupem.v6i10.228Revista NUPEM; Vol. 6 No. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247Revista NUPEM; v. 6 n. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-2472176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387/3415Copyright (c) 2017 Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Fernanda Cristina GasparOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de2022-06-02T22:08:18Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5387Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:18Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano |
title |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano |
spellingShingle |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano Lemes, Fernanda Cristina Gaspar |
title_short |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano |
title_full |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano |
title_fullStr |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano |
title_full_unstemmed |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano |
title_sort |
A compreensão de uma nova proposta de inclusão digital no Ensino Fundamental pelos professores regulares do 5º ano |
author |
Lemes, Fernanda Cristina Gaspar |
author_facet |
Lemes, Fernanda Cristina Gaspar Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Fernanda Cristina Gaspar Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
description |
A escola de hoje está inserida na Sociedade da Informação, que é reconhecida pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Barreto, Belloni, Kenski, Lima, Medeiros, Mônaco, Valente entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em situações de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Neste artigo, procuramos colocar em discussão a maneira pela qual professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem o Programa de Inclusão Digital (PID) no município de São Carlos/SP e experimentam a entrada de netbooks na escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387 10.33871/nupem.v6i10.228 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v6i10.228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5387/3415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 6 No. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247 Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247 Revista NUPEM; v. 6 n. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 233-247 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753719877632 |