Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479 |
Resumo: | Apresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções. |
id |
UNESPAR_f8b6e7e5e28fd216a49756b08ba35482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5479 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciaisApresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções.Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/547910.33871/nupem.v8i14.293Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-1502176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479/3507Copyright (c) 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Paula Gestoso dePassos, Cármen Lúcia Brancaglion2022-06-02T22:08:22Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5479Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:22Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais |
title |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais |
spellingShingle |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais Souza, Ana Paula Gestoso de |
title_short |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais |
title_full |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais |
title_fullStr |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais |
title_sort |
Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais |
author |
Souza, Ana Paula Gestoso de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Gestoso de Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Gestoso de Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
description |
Apresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479 10.33871/nupem.v8i14.293 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v8i14.293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479/3507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150 Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150 Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753993555968 |