Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Gestoso de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479
Resumo: Apresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções.
id UNESPAR_f8b6e7e5e28fd216a49756b08ba35482
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5479
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciaisApresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções.Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/547910.33871/nupem.v8i14.293Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-1502176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479/3507Copyright (c) 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Paula Gestoso dePassos, Cármen Lúcia Brancaglion2022-06-02T22:08:22Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5479Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:22Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
title Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
spellingShingle Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
Souza, Ana Paula Gestoso de
title_short Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
title_full Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
title_fullStr Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
title_full_unstemmed Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
title_sort Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
author Souza, Ana Paula Gestoso de
author_facet Souza, Ana Paula Gestoso de
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author_role author
author2 Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Gestoso de
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
description Apresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479
10.33871/nupem.v8i14.293
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v8i14.293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5479/3507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150
Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150
Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 131-150
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753993555968