ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2440 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2440Analysis of Teaching Practice and Training in PIBIDResumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) trouxe uma importante contribuição à formação docente no Brasil e às licenciaturas, sobretudo das universidades públicas, historicamente negligenciadas nessas instituições. A crise política e econômica que se agravou em 2015 impactou o Programa, assim como o campo da educação e ciência de modo geral. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do PIBID para a educação brasileira, focando especialmente na possibilidade de analisar a prática de ensino na docência. Para tanto foram analisadas publicações do próprio Programa e de demais trabalhos que tiveram o PIBID como objeto de estudo, além de apresentado relato de experiência da autora na vivência como supervisora de sociologia em Belo Horizonte.Palavras-chave: PIBID, formação docente, análise da práticaResume: El Programa Institucional de Bolsa de Iniciación a la Docencia (PIBID) traje una importante contribución a la formación docente en Brasil y a los profesorados, sobretodo de las universidades públicas, historicamentenegligenciadas enesas instituciones. La crisis política y económica que se agravó en el 2015 impactó el Programa, así como el campo de la educación y ciencia de modo general. Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia del PIBID para la educación brasilera, focalizando especialmente la posibilidad de analizar a la práctica de enseñanza en la docencia. Para tanto fueron analizadas publicaciones del propio Programa y de demás trabajos que tuvieron el PIBID como objeto de estudio, además de presentar relato de experiencia de la autora en la vivencia como supervisora de sociología en Belo Horizonte.Palabras-clave: PIBIB, formación docente, análisis de la prácticaRecebido em: 26/12/2018 – Aceito em 27/01/2018 |
id |
UNIBH-1_52d1d9ffcb4fd198f725d599832e2955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2440 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)Educação, História, Ciências Sociais, PedagogiaPIBID, Formação Docente, Análise da Prática, Gestão EducacionalHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2440Analysis of Teaching Practice and Training in PIBIDResumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) trouxe uma importante contribuição à formação docente no Brasil e às licenciaturas, sobretudo das universidades públicas, historicamente negligenciadas nessas instituições. A crise política e econômica que se agravou em 2015 impactou o Programa, assim como o campo da educação e ciência de modo geral. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do PIBID para a educação brasileira, focando especialmente na possibilidade de analisar a prática de ensino na docência. Para tanto foram analisadas publicações do próprio Programa e de demais trabalhos que tiveram o PIBID como objeto de estudo, além de apresentado relato de experiência da autora na vivência como supervisora de sociologia em Belo Horizonte.Palavras-chave: PIBID, formação docente, análise da práticaResume: El Programa Institucional de Bolsa de Iniciación a la Docencia (PIBID) traje una importante contribución a la formación docente en Brasil y a los profesorados, sobretodo de las universidades públicas, historicamentenegligenciadas enesas instituciones. La crisis política y económica que se agravó en el 2015 impactó el Programa, así como el campo de la educación y ciencia de modo general. Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia del PIBID para la educación brasilera, focalizando especialmente la posibilidad de analizar a la práctica de enseñanza en la docencia. Para tanto fueron analizadas publicaciones del propio Programa y de demás trabajos que tuvieron el PIBID como objeto de estudio, además de presentar relato de experiencia de la autora en la vivencia como supervisora de sociología en Belo Horizonte.Palabras-clave: PIBIB, formación docente, análisis de la prácticaRecebido em: 26/12/2018 – Aceito em 27/01/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHPIBID - CAPESPatrocino, Laís Barbosa2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2440e-hum; v. 10, n. 2 (2017): E-HUM: PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DOCENTE E OS DESAFIOS EPISTEMÓLOGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; 66-731984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2440/1261NacionalDireitos autorais 2018 Laís Barbosa Patrocinohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T03:02:13Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2440Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-13T03:02:13EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) |
title |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) |
spellingShingle |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) Patrocino, Laís Barbosa Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia PIBID, Formação Docente, Análise da Prática, Gestão Educacional Humanidades |
title_short |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) |
title_full |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) |
title_fullStr |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) |
title_sort |
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação) |
author |
Patrocino, Laís Barbosa |
author_facet |
Patrocino, Laís Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBID - CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrocino, Laís Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia PIBID, Formação Docente, Análise da Prática, Gestão Educacional Humanidades |
topic |
Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia PIBID, Formação Docente, Análise da Prática, Gestão Educacional Humanidades |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2440Analysis of Teaching Practice and Training in PIBIDResumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) trouxe uma importante contribuição à formação docente no Brasil e às licenciaturas, sobretudo das universidades públicas, historicamente negligenciadas nessas instituições. A crise política e econômica que se agravou em 2015 impactou o Programa, assim como o campo da educação e ciência de modo geral. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do PIBID para a educação brasileira, focando especialmente na possibilidade de analisar a prática de ensino na docência. Para tanto foram analisadas publicações do próprio Programa e de demais trabalhos que tiveram o PIBID como objeto de estudo, além de apresentado relato de experiência da autora na vivência como supervisora de sociologia em Belo Horizonte.Palavras-chave: PIBID, formação docente, análise da práticaResume: El Programa Institucional de Bolsa de Iniciación a la Docencia (PIBID) traje una importante contribución a la formación docente en Brasil y a los profesorados, sobretodo de las universidades públicas, historicamentenegligenciadas enesas instituciones. La crisis política y económica que se agravó en el 2015 impactó el Programa, así como el campo de la educación y ciencia de modo general. Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia del PIBID para la educación brasilera, focalizando especialmente la posibilidad de analizar a la práctica de enseñanza en la docencia. Para tanto fueron analizadas publicaciones del propio Programa y de demás trabajos que tuvieron el PIBID como objeto de estudio, además de presentar relato de experiencia de la autora en la vivencia como supervisora de sociología en Belo Horizonte.Palabras-clave: PIBIB, formación docente, análisis de la prácticaRecebido em: 26/12/2018 – Aceito em 27/01/2018 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2440 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2440/1261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Laís Barbosa Patrocino https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Laís Barbosa Patrocino https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 10, n. 2 (2017): E-HUM: PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DOCENTE E OS DESAFIOS EPISTEMÓLOGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; 66-73 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995688349696 |