FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alvarez,Isaphi Marlene Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005
Resumo: RESUMO Viver na fronteira é viver em um entremeio discursivo, cultural e identitário, caracterizado pelas especificidades que marcam tal lugar. Uma das particularidades desse espaço é a presença tanto da língua portuguesa quanto da língua espanhola como algo que é constitutivo das interações cotidianas fronteiriças. Esse encontro de línguas é desde o final dos anos 50 foco de diversos estudos que se centram tanto na nomenclatura dada ao encontro linguístico singular da fronteira como nas discussões acerca da formação de professores em região de fronteira, por exemplo. Diante disso, este trabalho busca promover uma reflexão inicial, com base na análise dialógica do discurso, que integre esses dois eixos de discussão.
id UNICAMP-12_15dbb32a9920659f80174ce1fb5f0714
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132015000300005
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSOfronteirasformação docenteanálise dialógica.RESUMO Viver na fronteira é viver em um entremeio discursivo, cultural e identitário, caracterizado pelas especificidades que marcam tal lugar. Uma das particularidades desse espaço é a presença tanto da língua portuguesa quanto da língua espanhola como algo que é constitutivo das interações cotidianas fronteiriças. Esse encontro de línguas é desde o final dos anos 50 foco de diversos estudos que se centram tanto na nomenclatura dada ao encontro linguístico singular da fronteira como nas discussões acerca da formação de professores em região de fronteira, por exemplo. Diante disso, este trabalho busca promover uma reflexão inicial, com base na análise dialógica do discurso, que integre esses dois eixos de discussão.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.3 2015reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318134650164721info:eu-repo/semantics/openAccessFarias-Marques,Maria do Socorro de AlmeidaAlvarez,Isaphi Marlene Jardimpor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132015000300005Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:34.551768Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
title FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida
fronteiras
formação docente
análise dialógica.
title_short FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
author Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida
author_facet Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida
Alvarez,Isaphi Marlene Jardim
author_role author
author2 Alvarez,Isaphi Marlene Jardim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida
Alvarez,Isaphi Marlene Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv fronteiras
formação docente
análise dialógica.
topic fronteiras
formação docente
análise dialógica.
description RESUMO Viver na fronteira é viver em um entremeio discursivo, cultural e identitário, caracterizado pelas especificidades que marcam tal lugar. Uma das particularidades desse espaço é a presença tanto da língua portuguesa quanto da língua espanhola como algo que é constitutivo das interações cotidianas fronteiriças. Esse encontro de línguas é desde o final dos anos 50 foco de diversos estudos que se centram tanto na nomenclatura dada ao encontro linguístico singular da fronteira como nas discussões acerca da formação de professores em região de fronteira, por exemplo. Diante disso, este trabalho busca promover uma reflexão inicial, com base na análise dialógica do discurso, que integre esses dois eixos de discussão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318134650164721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.3 2015
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1788168712080064512