FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005 |
Resumo: | RESUMO Viver na fronteira é viver em um entremeio discursivo, cultural e identitário, caracterizado pelas especificidades que marcam tal lugar. Uma das particularidades desse espaço é a presença tanto da língua portuguesa quanto da língua espanhola como algo que é constitutivo das interações cotidianas fronteiriças. Esse encontro de línguas é desde o final dos anos 50 foco de diversos estudos que se centram tanto na nomenclatura dada ao encontro linguístico singular da fronteira como nas discussões acerca da formação de professores em região de fronteira, por exemplo. Diante disso, este trabalho busca promover uma reflexão inicial, com base na análise dialógica do discurso, que integre esses dois eixos de discussão. |
id |
UNICAMP-12_15dbb32a9920659f80174ce1fb5f0714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132015000300005 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSOfronteirasformação docenteanálise dialógica.RESUMO Viver na fronteira é viver em um entremeio discursivo, cultural e identitário, caracterizado pelas especificidades que marcam tal lugar. Uma das particularidades desse espaço é a presença tanto da língua portuguesa quanto da língua espanhola como algo que é constitutivo das interações cotidianas fronteiriças. Esse encontro de línguas é desde o final dos anos 50 foco de diversos estudos que se centram tanto na nomenclatura dada ao encontro linguístico singular da fronteira como nas discussões acerca da formação de professores em região de fronteira, por exemplo. Diante disso, este trabalho busca promover uma reflexão inicial, com base na análise dialógica do discurso, que integre esses dois eixos de discussão.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.3 2015reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318134650164721info:eu-repo/semantics/openAccessFarias-Marques,Maria do Socorro de AlmeidaAlvarez,Isaphi Marlene Jardimpor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132015000300005Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:34.551768Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida fronteiras formação docente análise dialógica. |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE NOS ESPAÇOS SOCIODIALÓGICOS FRONTEIRIÇOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO |
author |
Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida |
author_facet |
Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida Alvarez,Isaphi Marlene Jardim |
author_role |
author |
author2 |
Alvarez,Isaphi Marlene Jardim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias-Marques,Maria do Socorro de Almeida Alvarez,Isaphi Marlene Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fronteiras formação docente análise dialógica. |
topic |
fronteiras formação docente análise dialógica. |
description |
RESUMO Viver na fronteira é viver em um entremeio discursivo, cultural e identitário, caracterizado pelas especificidades que marcam tal lugar. Uma das particularidades desse espaço é a presença tanto da língua portuguesa quanto da língua espanhola como algo que é constitutivo das interações cotidianas fronteiriças. Esse encontro de línguas é desde o final dos anos 50 foco de diversos estudos que se centram tanto na nomenclatura dada ao encontro linguístico singular da fronteira como nas discussões acerca da formação de professores em região de fronteira, por exemplo. Diante disso, este trabalho busca promover uma reflexão inicial, com base na análise dialógica do discurso, que integre esses dois eixos de discussão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318134650164721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.3 2015 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525177618432 |