O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: CAMINHOS E DESAFIOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100158 |
Resumo: | RESUMO Este artigo busca discutir a importância do ensino intercultural (BYRAM, 2008; SIQUEIRA, 2008, 2011, 2013; KRAMSCH, 2001) de língua inglesa na Educação Básica a partir da análise das respostas de alunos do segundo ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Pandiá Calógeras, que fica localizado do município de São Gonçalo - RJ. No segundo semestre do ano letivo de 2017, esses alunos tiveram contato, por meio de um exercício de compreensão oral elaborado pela professora regente, com variedades que representam dois modelos distintos de inglês, a saber, o hegemônico, representado por um falante norte-americano, e o não hegemônico, representado por um falante indiano. Durante a atividade, grande parte dos alunos pesquisados apresentou predileção pelo sotaque norte-americano e, por sua vez, preteriram o indiano, corroborando, assim, a importância da implementação de atividades que promovam um olhar crítico acerca da língua inglesa no contexto escolar. Diante disto, devemos salientar que o ensino de língua inglesa apresentado neste estudo é norteado pelas premissas do inglês como língua franca (ILF), cuja definição ressignificada não se encaixa ao seu conceito antigo. (SIQUEIRA & BARROS, 2013) |
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O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: CAMINHOS E DESAFIOSinterculturalidadeinglês como língua francaensino e aprendizagem de língua estrangeiraRESUMO Este artigo busca discutir a importância do ensino intercultural (BYRAM, 2008; SIQUEIRA, 2008, 2011, 2013; KRAMSCH, 2001) de língua inglesa na Educação Básica a partir da análise das respostas de alunos do segundo ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Pandiá Calógeras, que fica localizado do município de São Gonçalo - RJ. No segundo semestre do ano letivo de 2017, esses alunos tiveram contato, por meio de um exercício de compreensão oral elaborado pela professora regente, com variedades que representam dois modelos distintos de inglês, a saber, o hegemônico, representado por um falante norte-americano, e o não hegemônico, representado por um falante indiano. Durante a atividade, grande parte dos alunos pesquisados apresentou predileção pelo sotaque norte-americano e, por sua vez, preteriram o indiano, corroborando, assim, a importância da implementação de atividades que promovam um olhar crítico acerca da língua inglesa no contexto escolar. Diante disto, devemos salientar que o ensino de língua inglesa apresentado neste estudo é norteado pelas premissas do inglês como língua franca (ILF), cuja definição ressignificada não se encaixa ao seu conceito antigo. (SIQUEIRA & BARROS, 2013)UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100158Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.1 2019reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138654189491701info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Flavia Matias dapor2019-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132019000100158Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:44.369423Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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