From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cechin, Marizete Righi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pilatti , Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436
Resumo: The study aims to outline the power, dependence, and exclusion relations in the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education and its implications at the organizational level and aspects of the composing institutions. This is documentary research, and its corpus consists of official documents, bills, laws, reports issued by federal bodies, electronic pages, and academic productions. The Eliasian theory was used, employing established and outsider categories. The 19 Schools of Apprentice Artificers represent the genesis of the Network, which, despite tensions, was politically expanded. The advance to higher levels of education materialized in institutional transformations has the Universidade Tecnológica Federal do Paraná as an inflection point. The Ministry of Education has been proposing policies to curb the individual application of Network members for higher levels of education. The most noticeable movement in this direction was the establishment of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology. In conclusion, as a pulsating configuration, the network was built between the stigma of offering a species of second-class education aimed at the most disadvantaged classes (ÉRGA) and the search for a superior status (ÉPEA).
id UNICAMP-18_023c7e577a35d82ac78cfb5613ef9574
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675436
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education Da formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaDa formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaSchool of apprentice artificersFederal network of professionalScientific, and technological educationTechnological educationEscola de Aprendizes ArtíficesRede federal de educação profissionalCientífica e tecnológicaEducação tecnológicaEscola de aprendizes artíficesRede federal de educação profissionalCientífica e tecnológicaEducação tecnológicaThe study aims to outline the power, dependence, and exclusion relations in the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education and its implications at the organizational level and aspects of the composing institutions. This is documentary research, and its corpus consists of official documents, bills, laws, reports issued by federal bodies, electronic pages, and academic productions. The Eliasian theory was used, employing established and outsider categories. The 19 Schools of Apprentice Artificers represent the genesis of the Network, which, despite tensions, was politically expanded. The advance to higher levels of education materialized in institutional transformations has the Universidade Tecnológica Federal do Paraná as an inflection point. The Ministry of Education has been proposing policies to curb the individual application of Network members for higher levels of education. The most noticeable movement in this direction was the establishment of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology. In conclusion, as a pulsating configuration, the network was built between the stigma of offering a species of second-class education aimed at the most disadvantaged classes (ÉRGA) and the search for a superior status (ÉPEA).O estudo tem por objetivo estremar as relações de poder, dependência e exclusão existentes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e suas implicações nos níveis de sua organização e nos aspectos das instituições que a compõem. A pesquisa é documental, e seu corpus é formado por documentos oficiais, projetos de lei, leis, relatórios emitidos por órgãos federais, páginas eletrônicas e produções acadêmicas. A lente teórica utilizada, com o uso das categorias estabelecidos e outsiders, é a teoria eliasiana. Constatou-se que as 19 Escolas de Aprendizes Artífices representam a gênese da Rede, que, apesar das tensões, foi ampliada politicamente. O avanço para níveis mais elevados de ensino, materializado em transformações institucionais, tem como ponto de inflexão a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O Ministério da Educação vem propondo políticas para frear o pleito individual dos membros da Rede para níveis mais elevados de ensino. O movimento mais notório nesta direção foi a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Conclui-se que a Rede, enquanto uma configuração pulsante, foi construída entre o estigma de ofertar uma espécie de ensino de segunda classe, destinada às classes mais desfavorecidas (ÉRGA) e a busca de um status superior (ÉPEA).O estudo tem por objetivo estremar as relações de poder, dependência e exclusão existentes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e suas implicações nos níveis de sua organização e nos aspectos das instituições que a compõem. A pesquisa é documental, e seu corpus é formado por documentos oficiais, projetos de lei, leis, relatórios emitidos por órgãos federais, páginas eletrônicas e produções acadêmicas. A lente teórica utilizada, com o uso das categorias estabelecidos e outsiders, é a teoria eliasiana. Constatou-se que as 19 Escolas de Aprendizes Artífices representam a gênese da Rede, que, apesar das tensões, foi ampliada politicamente. O avanço para níveis mais elevados de ensino, materializado em transformações institucionais, tem como ponto de inflexão a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O Ministério da Educação vem propondo políticas para frear o pleito individual dos membros da Rede para níveis mais elevados de ensino. O movimento mais notório nesta direção foi a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Conclui-se que a Rede, enquanto uma configuração pulsante, foi construída entre o estigma de ofertar uma espécie de ensino de segunda classe, destinada às classes mais desfavorecidas (ÉRGA) e a busca de um status superior (ÉPEA).Universidade Estadual de Campinas2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210113Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210113Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202101131980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436/33351https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436/33352Brazil, ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCechin, Marizete Righi Pilatti , Luiz Alberto2024-01-08T13:14:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675436Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2024-01-08T13:14:25Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
Da formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Da formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
title From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
spellingShingle From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
Cechin, Marizete Righi
School of apprentice artificers
Federal network of professional
Scientific, and technological education
Technological education
Escola de Aprendizes Artífices
Rede federal de educação profissional
Científica e tecnológica
Educação tecnológica
Escola de aprendizes artífices
Rede federal de educação profissional
Científica e tecnológica
Educação tecnológica
title_short From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
title_full From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
title_fullStr From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
title_full_unstemmed From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
title_sort From the training of Artificers to the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education
author Cechin, Marizete Righi
author_facet Cechin, Marizete Righi
Pilatti , Luiz Alberto
author_role author
author2 Pilatti , Luiz Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cechin, Marizete Righi
Pilatti , Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv School of apprentice artificers
Federal network of professional
Scientific, and technological education
Technological education
Escola de Aprendizes Artífices
Rede federal de educação profissional
Científica e tecnológica
Educação tecnológica
Escola de aprendizes artífices
Rede federal de educação profissional
Científica e tecnológica
Educação tecnológica
topic School of apprentice artificers
Federal network of professional
Scientific, and technological education
Technological education
Escola de Aprendizes Artífices
Rede federal de educação profissional
Científica e tecnológica
Educação tecnológica
Escola de aprendizes artífices
Rede federal de educação profissional
Científica e tecnológica
Educação tecnológica
description The study aims to outline the power, dependence, and exclusion relations in the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education and its implications at the organizational level and aspects of the composing institutions. This is documentary research, and its corpus consists of official documents, bills, laws, reports issued by federal bodies, electronic pages, and academic productions. The Eliasian theory was used, employing established and outsider categories. The 19 Schools of Apprentice Artificers represent the genesis of the Network, which, despite tensions, was politically expanded. The advance to higher levels of education materialized in institutional transformations has the Universidade Tecnológica Federal do Paraná as an inflection point. The Ministry of Education has been proposing policies to curb the individual application of Network members for higher levels of education. The most noticeable movement in this direction was the establishment of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology. In conclusion, as a pulsating configuration, the network was built between the stigma of offering a species of second-class education aimed at the most disadvantaged classes (ÉRGA) and the search for a superior status (ÉPEA).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436/33351
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436/33352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil, Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210113
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210113
Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210113
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190550470656